Sistema de envio de documentos oficiais (e-Dofs)
Site Web - Ajuda
Manual de utilização do sistema e-Dofs - Versão para impressão

  1. Introdução
  2. Introdução

    O e-Dofs é o módulo Web do sistema de envio de documentos oficiais para a publicação no Diário Oficial da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro (IOERJ).

    Através dele, os clientes da IOERJ podem transmitir suas matérias eletronicamente com segurança, rapidez e comodidade e ainda acompanhar todas as informações do processo de publicação de suas matérias.

  3. Pré-requisitos para o acesso ao e-Dofs
  4. Pré-requisitos para o acesso ao e-Dofs
    1. Para ser usuário do e-Dofs, Sistema de Envio de Documentos Oficiais da IOERJ, é necessário que a pessoa esteja cadastrada no sistema e possua um login (usuário) e senha de acesso. Para maiores informações, consulte o item "Como cadastrar-se no e-DOFS"

    2. Computador conectado à Internet com um navegador (Ex. Internet Explorer) atualizado.

    3. Além disso, para enviar matérias para publicação no D.O., é necessário instalar o Java. As informações para instalação do Java podem ser encontradas no seguinte endereço: http://www.java.com/pt_BR/download/manual.jsp

    4. Para visualizar as últimas edições eletrônicas do D.O. é necessário possuir cadastro no Portal da Imprensa e ter o plugin do Flash instalado no computador. As informações para instalação deste programa podem ser encontradas no seguinte endereço: http://get.adobe.com/br/flashplayer/. Caso deseje visualizar as páginas no formato PDF, é necessário instalar o leitor de PDF Acrobat Reader. As informações para instalação deste programa podem ser encontradas no seguinte endereço: http://www.adobe.com/br/products/acrobat/readstep2.html.

    5. OBS: Para informações mais detalhadas acesse o menu Requisitos do Sistema .
  5. Como cadastrar-se no e-DOFS
  6. Como cadastrar-se no e-DOFS

    Para obter informações detalhadas sobre o processo de cadastramento no Sistema de Envio de Documentos Oficiais, clique no link "Cadastramento para acesso" no menu "E-Dofs" localizado à esquerda da página inicial do site: http://www.imprensaoficial.rj.gov.br.

    Em caso de dúvidas sobre o preenchimento dos documentos a serem enviados, entre em contato com o nosso Setor de Atendimento ao Cliente (SAC) no telefone 0800-2844675.

  7. Acessando o e-Dofs
  8. Acessando o e-Dofs

    O sistema de envio de documentos oficiais da IOERJ, e-Dofs, pode ser acessado pela Web através do endereço: http://www.imprensaoficial.rj.gov.br/

    Para acessar as funcionalidades do sistema:

    1. Inicialmente, abra o seu navegador Internet e digite o endereço mencionado acima.
    2. A tela inicial do sistema de envio de documentos oficiais da IOERJ será carregada.
    3. No lado esquerdo da tela Principal, entre no menu "E-Dofs" -> "Acesso ao Sistema" e clique no botão "ENTRE AQUI".
  9. Autenticando-se no e-Dofs
  10. Autenticando-se no e-Dofs

    A identificação de acesso ao sistema e-Dofs é efetuada através de seu nome de usuário, senha e certificação digital.

    O formulário disponibilizado na página de identificação visa garantir sua segurança, e é composto pelas seguintes partes.

    • Campo Usuário: nome de usuário para acesso ao sistema;
    • Senha: senha de acesso ao site;
    • Teclado virtual;
    • Link para recuperação de senha;
    • Opções de conexão;
    • Botões Voltar e Entrar

    Ao ser aberto, seu nome de usuário constará no respectivo campo. Utilizando o mouse, insira sua senha de acesso clicando sobre as teclas correspondentes no teclado virtual.

    Obs.1: Caso não lembre a senha, clique no link "Esqueci minha senha", localizado à direita do campo Usuário e Senha.



    Certificação digital:
    O lado direito do formulário contém duas opções de conexão ao sistema. Recomendamos que sempre utilize o modo "Conexão Segura".

    • Conexão Normal: Utilizar somente se estiver tendo problemas para acessar o sistema através de Conexão Segura.

    • Conexão Segura SSL: É a opção recomendada para conexões públicas a internet, tais como Modem, Internet Predial, Wireless, locais públicos. A Imprensa Oficial dispõe de Certificado Digital próprio, auto-assinado, de alta segurança. Isto poderá fazer com que seu navegador exiba um alerta como o abaixo ilustrado.



    • Neste caso, dependendo do navegador, clique no botão (ou link) "Aceito". Quando disponível, marque a opção "Aceitar este certificado permanentemente" e clique no botão "Ok".

      Para garantir um nível ainda maior de segurança, localize o link "Instalar Certificado". A instalação do mesmo não é obrigatória, porém recomendável.

    Após preenchidos os campos Usuário e Senha, e selecionada a opção de conexão, clique sobre o botão "Entrar". Caso as informações de acesso estejam corretas, o sistema redirecionará para a tela de abertura do sistema, contendo o menu principal.

    Obs.2: Caso as informações de acesso ao site estejam incorretas, será exibida a mensagem "Login ou senha inválidos". Após a terceira tentativa incorreta, o sistema automaticamente desativará a conta do usuário, exibindo a mensagem "Login desativado. Entre em contato com o administrador do sistema". Neste caso, contacte a Central de Atendimento da IOERJ através do telefone 0800.284.4675, em horário comercial (das 09:00 às 18:00 hs).

  11. Lembrar senha de acesso
  12. Esqueci minha senha

    Caso o usuário tenha esquecido a senha, é necessário redefinir a senha de acesso.

    1. Na página de identificação ao sistema e-Dofs, clique no link "Esqueci minha senha" para iniciar o processo.
      Tela Lembrar Senha
    2. Informe o E-mail cadastrado no e-Dofs, login do usuário, CPF e clique no botão "Enviar".
      Pedido de redefinição de senha
    3. Aparecerá uma mensagem de confirmação
    4. Uma mensagem eletrônica será enviada ao seu e-mail contendo um link para a redefinição da senha. Ao acessar o link, abrirá uma tela para a redefinição de sua senha. Tela de Redefinição de Senha
    5. Informe o seu CPF e em seguida crie uma senha nova, confirmando a mesma no ultimo campo da tela ("Confirme nova senha"). Agora clique em "Confirmar Troca" .

  13. Tela de abertura
  14. Tela de abertura

    Após a identificação no site e-Dofs, o sistema exibirá a tela de abertura com mensagem de saudação e a data e hora do último acesso ao sistema.

    Além disso, o sistema libera o acesso ao menu principal, que contém as seguintes funcionalidades:

    • Enviar Matérias: área onde o usuário pode enviar suas matérias para a publicação no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.
    • Consultar Ofícios: área de pesquisa de ofícios enviados, onde o usuário preenche os critérios de pesquisa de acordo com o ofício procurado.
    • Consultar Matérias: área de pesquisa de matérias enviadas, onde o usuário preenche critérios de pesquisa de acordo com a matéria procurada.
    • Minha conta: área que permite ao usuário trocar o seu e-mail, sua senha de acesso ao site e gerar o seu certificado digital para envio de matérias.
    • Pagamento: área onde o gerente de agência IO pode consultar ofícios e confirmar as informações de pagamento dos mesmos.
    • Relatórios: área que disponibiliza, ao gerente de agência IO, o acesso aos relatórios do sistema: relatórios de faturamento, relatório de pagamentos da sua origem, controle de publicações, extrato de publicações, estatísticas de acesso ao site e-dofs.
    • Cadastrar Usuários: área que permite ao “Responsável” pela origem, cadastrar, alterar, ativar/desativar e solicitar certificados digitais para os usuários de sua origem.
    • Sair: finaliza o acesso ao sistema e redireciona para a tela inicial do site.

    Caso haja algum ofício cujo envio não foi concluído corretamente e cuja data de publicação seja posterior a data atual, o sistema exibirá um alerta na tela inicial.

    Além disso, se a validade do certificado digital do usuário já expirou ou irá expirar nos próximos 30 dias o sistema informa que o usuário deve gerar um novo certificado.

  15. Enviar matéria
  16. Enviar matérias

    Após a identificação no site e-Dofs, o cliente pode, a qualquer momento, enviar suas matérias para a publicação no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

    Requerimentos para o envio de matérias:

    1. Possuir permissão de publicação na área desejada.
    2. Possuir o certificado digital da IOERJ para envio de matérias.
    3. Possuir o JRE (Ambiente de Execução Java) instalado no sistema, com seu devido plugin para o navegador WEB.
    4. Possuir conexão a Internet sem intermédio de servidores PROXY(HTTP) ativo ou transparente e com permissão para conexão direta a porta 3001 (TCP) dos servidores da Imprensa Oficial. Consulte o administrador da sua rede para fins de verificação e ajustes que se façam necessários para o cumprimento destas especificações.

    Procedimentos para o envio de matérias:

    1. No menu principal, clicar no item “Enviar matérias”:
      • Durante a primeira visita a esta página, será necessário autorizar a validade do certificado digital da Imprensa Oficial. Ao abrir a página, a seguinte mensagem aparecerá:

        Aceitacao do certificado

      • Marque a opção à esquerda e clique na opção "Run", ou "Executar", dependendo da versão (inglês ou português) do JVM instalado em seu sistema.

    2. O applet de envio ilustrado abaixo é carregado.

      Applet de envio de matérias

    3. No campo "Forma de pagamento", selecione a forma de pagamento do ofício.

      Somente serão apresentadas as formas de pagamento disponíveis para origem a que o usuário pertence. Dependendo da forma escolhida, serão pedidas informações complementares ao pagamento, como por exemplo, na forma de pagamento Isento, é solicitado o motivo da isenção, para que o pedido seja validado pela Imprensa Oficial.

      Para informações detalhadas de cada forma de pagamento, consulte o item "Formas de pagamento" deste manual.

    4. No campo "Jornal", selecione a parte do D.O. onde as matérias, que compõem o ofício, serão publicadas.

      Cada parte do Diário Oficial é apresentada como um jornal diferente. O sistema só lista os jornais em que o usuário identificado pode publicar. Um ofício só pode conter matérias para publicação em um único jornal. Se o usuário possuir matérias para publicação em mais de um jornal, deve criar dois ofícios distintos para isso, ou seja, realizar dois envios.

      Para informações detalhadas de cada jornal, consulte o item "Jornais Oficiais" deste manual.

    5. No campo "Data de publicação", informe a data em que todas as matérias a serem enviadas serão publicadas.

      A data informada deverá seguir os critérios específicos de cada jornal. Alguns jornais aceitarão publicação para o próximo dia útil, outros somente para publicação em dois dias úteis. A data digitada deve ser maior ou igual à data atual.

      Atenção: Se o usuário possuir matérias a serem publicadas em mais de uma data, deve enviar a matéria o número de vezes necessário, informando a data de publicação desejada.

    6. Adicione as matérias (arquivos) para o envio:

      Após o preenchimento das informações acima, o usuário deve selecionar os arquivos para o envio. Esses arquivos devem ser gerados apenas em editor de texto que salvem arquivos no padrão RTF (Rich Text Format) e seguir as normas de configuração e formatação do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, disponíveis no nosso site e no item "Padrão de Formatação" deste manual.

      Para selecionar os arquivos para o envio, o usuário deve clicar no botão "Adicionar". Será exibida então uma caixa de diálogo para a seleção dos arquivos. Selecione a pasta ou diretório onde estão localizados os arquivos que deseja enviar. É interessante notar que vários arquivos podem ser selecionados de uma só vez. Para isto, basta selecionar o primeiro arquivo da lista e ao selecionar o último, manter a tecla “Shift” pressionada. Quando o usuário clicar no botão “Open” (“Abrir”), a caixa de seleção será fechada e os arquivos selecionados serão adicionados à lista de arquivos a enviar.

      Applet de envio de matérias

      Para remover um ou mais arquivos, basta selecioná-los na lista de matérias e clicar no botão "Remover".

    7. Adicione imagens à matéria: (opcional)

      Se a matéria possuir imagens associadas, o usuário deve selecionar a matéria na lista e clicar no botão "Imagens" para adicioná-las. Este botão também deve ser usado quando se deseja verificar a lista de imagens associadas a uma matéria, já que na lista de matérias só é apresentada a quantidade de imagens associadas à matéria. Na caixa de diálogo exibida após clicar no botão “Imagens”, o usuário pode adicionar e remover imagens de forma semelhante ao procedimento descrito acima para matérias.

      Tela de adição de imagens

      Somente serão aceitas imagens no formato EPS que tenham no máximo 38,5 cm de altura e largura de 8 cm,12 cm ou 25 cm, que são os limites da página do Diário Oficial. Para maiores informações sobre imagens, consulte os itens "Padrão para formatação de imagem EPS" e "Padrão de Formatação" deste manual.

    8. Selecione a área de publicação da matéria:

      A área de publicação deve ser informada para todas as matérias do ofício. Para isto, o usuário deve:

      • selecionar a(s) matéria(s) desejada(s) na lista de matérias (No caso de seleção de mais de uma matéria, elas serão publicadas na mesma área);
      • clicar no botão "Órgão"
      • Na tela de áreas de publicação, selecionar a área desejada, abrindo os ramos da árvore caso necessário. O sistema listará apenas as áreas de publicação para as quais o usuário tem permissão de envio;

        Tela de seleção da área de publicação da matéria

      • clicar no botão "OK" para confirmar a seleção;
    9. Selecione o tipo da matéria:

      Cada matéria do ofício deve ter o seu tipo informado. Para selecionar o tipo da matéria, o usário deve:

      • selecionar a(s) matéria(s) na lista de matérias;
      • escolher a opção adequada de tipo de matéria, na caixa de seleção "Tipo". Apenas os tipos de matéria existentes no jornal onde as matérias serão publicadas são apresentados para o usuário.

    10.  Visualize e valide a matéria:

      Para cada matéria, o usuário deve clicar no botão "Visualização" para confirmar que o conteúdo que será enviado está correto e para que o sistema valide a formatação da matéria.

      Se a matéria não atender a todos os padrões de formatação estabelecidos pela IOERJ, o sistema não permitirá o envio da mesma e informará a inconformidade identificada em uma tela de alerta, conforme ilustra a figura abaixo:

      Tela de erro na formatação da matéria

      Ao clicar em "OK" o sistema permite a visualização da matéria, mas não permite a aceitação da mesma. Neste caso, o cliente deve clicar no botão "Fechar" e realizar os acertos necessários.

      Tela de erro na formatação da matéria

      Se a matéria estiver correta, o usuário deve clicar no botão "Aceito" na tela de visualização. Após o aceite da matéria, o preço de publicação da mesma e o preço total são atualizados na tela de envio de matérias (applet).

      Tela de visualização da matéria

    11.  Informe o número da matéria: (opcional)

      Para cada matéria na lista de matérias, deve ser informado o número da matéria sempre que esta informação se aplicar ao texto da matéria sendo transmitida. Por exemplo, se uma matéria contém o texto de um decreto de número 23, o campo “Número” deverá ser preenchido com o valor 23.

      Tela de erro na formatação da matéria

    12.  Confirme o envio:

      Após a realização de todos os passos mencionados acima, o botão "Enviar" será habilitado. Para confirmar o envio, o usuário deve:

      • clicar no botão "Enviar";
      • na tela de solicitação do certificado digital que será exibida, informar a senha e o local onde se encontra o seu certicado digital (“CERTSTORE”) emititido pela IOERJ.;

        Janela do certificado de segurança

        Atenção: não confundir a senha do certificado com a senha de acesso ao sistema. Caso não lembre a senha do certificado, será necessário gerar um novo certificado.

        Observação: A senha do certificado digital pode ser alterada a partir desta tela. Para isto, basta clicar na chave ao lado do campo "senha do certificado", após ter informado o caminho do certificado. Para maiores informações, consulte o item "Trocar senha do certificado digital".

      • clicar no botão "Transmitir", após o preenchimento das informações do certificado digital;
    13.  Concluir o envio:

      Após o usuário clicar em "Transmitir", o sistema irá conectar-se com o serviço de recepção de matérias da IOERJ e o processo de transmissão de matérias será iniciado. Para permitir o acompanhamento da transmissão, o sistema exibe uma barra de progresso da transmissão e uma área com informações sobre o processo de envio.

      Janela do certificado de segurança

      Quando a barra de progresso atingir 100% e o sistema exibir a mensagem “Transmissão Encerrada”, o usuário deve:

      • clicar no botão “Fechar”;
      • caso o envio seja concluído após o horário limite, o usuário deverá informar a nova data na tela "Alterar data de publicação do ofício"
      • se a forma de pagamento não for "Balcão (Guia IO)", o usuário deve conferir as informações do envio na tela seguinte: "Informações do Ofício".
      • se a forma de pagamento for "Balcão (Guia IO)", o usuário deve preencher as informações para impressão da guia de pagamento na tela seguinte: "Informações para guia de pagamento".


      Em caso de erro na transmissão, consulte o item "Erro no envio de matérias".

  17. Consultar ofício
  18. Consultar ofícios

    Após a identificação no site e-Dofs, o usuário pode, a qualquer momento, consultar os ofícios que enviou eletronicamente para a IOERJ. Além disso, caso esteja cadastrado como responsável, poderá ver também todos os ofícios enviados por outros usuários de sua origem. Os usuários da IOERJ cadastrados como responsáveis poderão consultar todos os ofícios enviados, conforme a permissão.

    Para consultar ofícios, o usuário deve:

    1. No menu principal, clicar no item "Consultar Ofícios". Uma tela igual ou semelhante à ilustrada abaixo aparecerá:

      Busca de ofícios

    2. Para localizar o(s) ofício(s) desejado(s), preencha os campos pelos quais deseja efetuar a consulta. As opções de filtro disponíveis são:
      • Código do Ofício: informe o número do ofício, se souber;
      • Jornal: selecione o jornal para o qual o ofício foi enviado. Só serão listados os jornais que o usuário tem permissão de acesso. Para maiores informações, consulte o item "Jornais Oficiais";
      • Operador: esta opção lista todos os usuários da origem. Selecione o nome do usuário desejado. Este filtro só está disponível para usuários cadastrados como responsáveis;
      • Status: selecione o status do ofício que deseja localizar. Para maiores informações, consulte o item "Situações de ofício";
      • Forma de pagamento: selecione a forma de pagamento informada no ofício. O sistema só apresenta as formas que o usuário tem permissão. Para maiores informações, consulte o item "Formas de pagamento";
      • Valor: selecione o operador e o valor do ofício;
      • Envio: informe a data de envio do ofício no formato dd/mm/aaaa;
      • Publicação: informe a data de publicação do ofício no formato dd/mm/aaaa;

      Exemplificando: se apenas a data de envio for preenchida, será apresentada uma lista com todos os ofícios enviados pelo usuário na data selecionada. Se também for especificado um jornal, serão retornados todos os ofícios que correspondem à data de envio selecionada e com o jornal igual ao selecionado. Quanto mais campos forem definidos para a consulta, mais específica ela será.

      Caso saiba apenas o código (Id) da matéria, utilize a opção "Consultar matérias".

    3. Após preencher os filtros desejados, clique no botão "Enviar". Caso o código do ofício tenha sido informado corretamente, o usuário é redirecionado para tela de "Informações do Ofício." Caso contrário, será apresentado o resultado da busca conforme a ilustração abaixo:

      Lista de ofícios

      O resultado da consulta é a lista de todos os ofícios que atendem os critérios informados.

      Paginação do resultado
      Caso o resultado apresente mais de 20 ofícios, o sistema irá paginar o resultado, apresentando 20 ofícios por página. Para navegar entre as páginas, o usuário deve clicar nos links de paginação apresentados no final da tela:

      • Primeira: lista os 20 primeiros ofícios do resultado da consulta;
      • Anterior: avança para a página anterior a que está sendo mostrada;
      • Próxima: avança para a próxima página do resultado da consulta;
      • Última: lista os últimos ofícios do resultado da consulta;

      Ordenação do resultado
      O resultado da consulta é apresentado em ordem decrescente de código do ofício. O usuário pode alterar a ordenação clicando no título do campo desejado: Cód. Ofício, Data/Hora de Envio ou Data de publicação. A seta ao lado do campo indica se a ordenação é crescente (seta para baixo) ou decrescente (seta para cima).

      Informações do Ofício
      Para obter informações detalhadas de um ofício, o usuário deve clicar sobre a lupa assossiada ao ofício de seu interesse. Ao clicar, será exibida a tela de "Informações do Ofício".

  19. Consultar matéria
  20. Consultar matérias

    Após a identificação no site e-Dofs, o usuário pode, a qualquer momento, consultar as matérias que enviou eletronicamente para a IOERJ. Além disso, caso esteja cadastrado como responsável, poderá ver também todas as matérias enviadas por outros usuários de sua origem. Os usuários da IOERJ cadastrados como responsáveis poderão consultar todas as matérias enviadas, conforme a permissão.

    Para consultar matérias, o usuário deve:

    1. No menu principal, clicar no item “Consultar Matérias”. Uma tela igual ou semelhante à ilustrada abaixo aparecerá:

      Busca de matérias

    2. Para localizar a(s) matéria(s) desejada(s), preencha os campos pelos quais deseja efetuar a consulta. As opções de filtro disponíveis são:

      • Id: informe o código da matéria, se souber;
      • Pertencendo ao Ofício: informe o código do ofício, se souber;
      • Tipo: selecione o tipo da matéria. Só serão listados os tipos de matérias dos jornais para os quais o usuário tem permissão de envio;
      • Jornal: selecione o jornal para o qual o ofício foi enviado. Só serão listados os jornais que o usuário tem permissão de acesso. Para maiores informações, consulte o item "Jornais Oficiais";
      • Status da matéria: selecione o status da matéria que deseja localizar. Para maiores informações, consulte o item "Status de matéria";
      • Status do ofício: selecione o status do ofício que deseja localizar. Para maiores informações, consulte o item "Situações de ofício";
      • Arquivo: informe o nome do arquivo enviado;
      • Publicação: informe a data de publicação do ofício no formato dd/mm/aaaa;
      • Valor: selecione o operador e o valor da matéria;
      Exemplificando: se apenas a data prevista de publicação for preenchida, serão listadas todas as matérias enviadas pelo usuário (ou pelos usuários da origem) com a data de publicação informada. Se também for especificado um jornal, serão retornadas todas as matérias com a data de publicação e o jornal informados. Quanto mais campos forem definidos para a consulta, mais específica ela será.

    3. Após selecionar os filtros desejados, clique no botão "Enviar" para realizar a busca. Uma tela parecida com a abaixo será exibida:

      Lista de matérias

      O resultado da consulta é a lista das matérias que atendem aos critérios informados.

      Paginação do resultado
      Caso o resultado apresente mais de 20 matérias, o sistema irá paginar o resultado, apresentando 20 matérias por página. Para navegar entre as páginas, o usuário deve clicar nos links de paginação apresentados no final da tela:

      • Primeira: lista as 20 primeiras matérias do resultado da consulta;
      • Anterior: avança para a página anterior a que está sendo mostrada;
      • Próxima: avança para a próxima página do resultado da consulta;
      • Última: lista as últimas matérias do resultado da consulta;

      Ordenação do resultado
      O resultado da consulta é apresentado em ordem decrescente de data de publicação. O usuário pode alterar a ordenação clicando no título do campo desejado: Id, Ofício, Origem, Data de Publicação. A seta ao lado do campo indica se a ordenação é crescente (seta para baixo) ou decrescente (seta para cima).

      Informações da matéria
      Para obter informações detalhadas da matéria, o usuário deve clicar sobre a lupa associada à matéria de seu interesse. Ao clicar, será exibida a tela de "Informações do Ofício", que apresenta as informações da matéria.

  21. Visualizar informações do ofício
  22. Visualizar informações do ofício
    A tela "Informações do ofício" apresenta todas as informações do ofício e de suas matérias. Além disso, permite ao usuário efetuar diversas operações tais como: alteração da data de publicação, cancelamento de publicação, impressão do comprovante de envio, alteração da área de publicação e do tipo da matéria, dentre outras. Estas operações estarão disponíveis de acordo com a permissão do usuário e com as informações do ofício. Esta tela é apresentada ao usuário logo após o envio de matérias ou pode ser acessada a partir da consulta de ofícios ou de matérias.
    • Informações do ofício: Conforme podemos observar na ilustração abaixo, a primeira área desta tela apresenta as informações do ofício com links para as operações do ofício permitidas no momento da visualização.

      Detalhamento do ofício

      Detalhamento do ofício:
      No canto superior direito da tela, podemos observar o código do ofício e logo abaixo, agrupadas por categorias (em azul), as demais informações de:
      • Publicação: apresenta a data de publicação do ofício, o jornal em que as matérias serão publicadas e a situação atual do ofício. Para maiores informações, consulte o item "Situações do ofício";
      • Envio: apresenta a data e hora do envio, o nome da origem e da pessoa que realizou o envio;
      • Pagamento: apresenta a forma de pagamento do ofício, o valor original, o abatimento e o valor cobrado e outras informações relacionadas ao pagamento.
      Em cada área, aparecerão links para as operações permitidas. As operações de ofício existentes no sistema estão listadas abaixo. Para maiores informações sobre a operação, clique no link desejado:

      Alterar Data Alterar data: permite a alteração da data de publicação do ofício;

      Concluir envio Concluir envio: permite a finalização de um envio incompleto quando a situação do ofício for "Transmissão Encerrada";

      Cancelar ofício Cancelar ofício: permite o cancelamento da publicação das matérias do ofício;

      Solicitar cancelamento do ofício Solicitar cancelamento do ofício: permite ao usuário solicitar o cancelamento do ofício, quando não é mais possível cancelar pelo sistema;

      Imprimir comprovante de envio Imprimir comprovante de envio: permite a impressão do comprovante com informações do envio do ofício;

      Imprimir guia de pagamento Imprimir guia de pagamento: permite a impressão da guia de pagamento quando a forma de pagamento for "Balcão (Guia IO)";

      Confirmar informações do pagamento Confirmar informações do pagamento: permite ao usuário responsável da IOERJ confirmar as informações de pagamento do ofício e liberá-lo para publicação;

      Alterar forma de pagamento Alterar forma de pagamento: permite a alteração da forma de pagamento do ofício.

      Ver registro de operações Ver registro de operações: permite a visualização do registro de operações do ofício e de suas matérias.


    • Matérias do ofício:
      Após as informações gerais do ofício, o sistema apresenta as informações detalhadas de cada uma de suas matérias, conforme ilustrado abaixo.

      Detalhamento da matéria


      Detalhamento da matéria:
      No início da área da matéria, na faixa cinza escura, o sistema apresenta o código da matéria (Id) e seu menu de operações. Logo abaixo, apresenta as informações gerais da matéria, com links para a visualização dos arquivos originais e, caso a matéria tenha sido publicada, para a página do D.O. em formato PDF.

      As informações gerais apresentadas são:
      • CM Total: centimetragem total da matéria, calculada pelo applet de envio;
      • Valor original: valor original da matéria;
      • Abatimento: valor do abatimento devido a tipo de matéria isento ou utilização de crédito proveniente de matéria devolvida ou sustada;
      • Valor cobrado: valor a ser pago pelo ofício. É igual ao valor original menos o abatimento;
      • Tipo da matéria: classificação da matéria;
      • Publicar em: área de publicação da matéria no jornal informado;
      • Arquivos (dimensões): lista dos arquivos enviados pelo usuário com a informação da centimetragem/coluna e o tamanho do arquivo em KB.
      • Status: status atual da matéria. Para maiores informações, consulte o item "Status de matéria".
      • Página: informação da página e da data em que foi publicada no D.O. com link para o arquivo PDF (lupa) da página. O link para página só aparecerá por 15 dias após a sua publicação.
      • Observações: observações gerais da matéria, quando houver;
      • Informações de republicação: no caso de republicação, informa a data da republicação. Se a matéria já foi republicada, informa a página e a data em que foi republicada no D.O. com link para o arquivo PDF (lupa) da página; O link para página só aparecerá por 15 dias após a sua publicação.

      Menu de operações da matéria
      As operações disponíveis no menu da matéria variam de acordo com o status da matéria, com a data de publicação do ofício e com as permissões do usuário. As operações de matéria existentes no sistema estão listadas abaixo. Para maiores informações sobre a operação, clique no link desejado:

      Alterar tipo da matéria Alterar tipo da matéria

      Alterar área de publicação da matéria Alterar área de publicação da matéria

      Sustar a publicação da matéria Sustar a publicação da matéria

      Devolver matéria Devolver a matéria

      Converter matéria imediatamente Converter matéria imediatamente

      Ver registro de operações da matéria Ver registro de operações da matéria

      Marcar matéria como revisada Marcar matéria como revisada

      Marcar matéria como supervisionada Marcar matéria como supervisionada

      Aprovar publicação da matéria Aprovar publicação da matéria

      Liberar matéria Liberar matéria

      Solicitar sustação de matéria Solicitar sustação de matéria

      Solicitar republicação de matéria Solicitar republicação de matéria

      Além dessas operações para cada arquivo que compõe a matéria, o sistema permite:

      Visualizar documento Visualizar documento: abre o arquivo original enviado pelo usuário;

      Alterar documento Alterar documento: opção disponível apenas para os órgãos centralizadores.

      Visualizar versões do documento Visualizar versões do documento: opção disponível apenas para os órgãos centralizadores.

  23. Alterar data de publicação do ofício
  24. Alterar data de publicação do ofício

    Após o envio, é possível alterar a data de publicação do ofício, caso a sua situação não seja "Finalizado" ou "Cancelado". Para alterar a data de publicação do ofício, o usuário deve:

    1. Na tela de detalhes do ofício, clicar no link "Alterar data" que aparece ao lado da data de publicação. Tela Detalhes do Ofício
    2. Na tela de alteração da data de publicação, informar nova data, o motivo da alteração e clicar no botão 'Salvar'.
    3. Tela Alterar Área de Publicação
    4. Caso não haja publicação do D.O. na data informada ou a data não seja permitida, uma mensagem de erro será emitida e o usuário deverá informar uma nova data.
    5. Tela Erro da Data de Publicação
    6. Quando a data informada for válida, a data de publicação do ofício será atualizada e o sistema exibirá uma mensagem de confirmação da operação no topo da tela "Informações do Ofício".
    7. Tela Alteração concluída
    8. O usuário que enviou o ofício receberá um e-mail informando a alteração da data, caso não tenha sido a pessoa que realizou a operação.
    9. A operação ficará registrada no registro de operações do ofício.
  25. Cancelar ofício
  26. Cancelar ofício

    O cancelamento de um ofício pode ser realizado pelo usuário que o enviou, pelo responsável pela sua origem, por usuários da IOERJ (no caso de solicitação do cliente) ou por usuários de órgãos centralizadores.

    Para cancelar um ofício, o usuário deve:

    1. Localizar o ofício através da consulta de ofícios;
    2. Na tela "Informações do ofício", clicar no link "Cancelar ofício";
    3. Na tela de cancelamento do ofício, informar o motivo do cancelamento e clicar no botão "Cancelar Ofício".
    4. Tela cancelar ofício

    5. O ofício será cancelado e todas as suas matérias serão sustadas. O sistema exibirá uma mensagem de confirmação da operação no topo da tela "Informações do Ofício".
    6. Mensagem de confirmação do cancelamento

    7. O usuário que enviou o ofício receberá um e-mail informando o cancelamento, caso não tenha sido a pessoa que realizou a operação.
    8. A operação ficará registrada no registro de operações do ofício.

    Caso o ofício tenha sido pago, seu valor será liberado no sistema para ser utilizado em outro ofício ou poderá ser reembolsado com retenção de 10% do seu valor. O reembolso poderá ser solicitado através de uma das agências da IOERJ.

    Atenção: Só podem ser cancelados os ofícios que ainda não foram cancelados ou suas matérias ainda não foram convertidas.

    Caso o ofício esteja finalizado, o cliente poderá solicitar o cancelamento do ofício através do e-Dofs até as 18hrs do dia útil anterior a data prevista para publicação do ofício, exceto para os jornais do Poder Judicário em que a solicitação deve ser efetuada com dois dias úteis de antecedência. Para maiores informações, consulte o item "Solicitar cancelamento do ofício"

  27. Concluir envio do ofício
  28. Concluir envio do ofício

    Se o envio do ofício não foi concluído corretamente e a sua situação for "Transmissão Encerrada", o cliente pode concluir o envio sem ter que retransmitir os arquivos.

    Para concluir o envio do ofício, o cliente que o enviou deve:

    1. Localizar o ofício através da consulta de ofícios;
    2. Na tela "Informações do ofício", clicar no link "Concluir envio";

    O sistema irá concluir o envio e caso a data de publicação do ofício esteja ultrapassada, irá solicitar a alteração da data de publicação.

    Obs: Sempre que o usuário se identifica, o sistema informa na tela de abertura, os envios que não foram concluídos corretamente e cuja data de publicação seja posterior a data atual.

    Atenção: Apenas o usuário que enviou o ofício pode concluir o envio do mesmo.

  29. Imprimir comprovante de envio do ofício
  30. Imprimir comprovante de envio do ofício

    Para cada ofício enviado através do sistema de envio de matérias, é gerado um comprovante de envio, que poderá ser impresso ou consultado sempre que necessário.

    Para acessar o comprovante de envio do ofício, o usuário deve:

    1. Localizar o ofício através da consulta de ofícios;
    2. Na tela "Informações do ofício", clicar no link "Imprimir comprovante de envio";
    3. O sistema abrirá uma nova janela com o comprovante de envio do ofício, conforme ilustrado abaixo.

  31. Solicitar cancelamento do ofício
  32. Solicitar cancelamento do ofício

    A solicitação de cancelamento do ofício será usada quando não se deseja mais publicar as matérias do ofício e o mesmo não pode mais ser cancelado pelo sistema, pois suas matérias já foram convertidas.

    As solicitações de cancelamento do ofício podem ser feitas pelo usuário que o enviou, pelo responsável pela sua origem, por usuários da IOERJ (no caso de solicitação do cliente) ou por usuários de órgãos centralizadores, até as 18hrs do dia útil anterior à data prevista para publicação da matéria, exceto para os jornais do Poder Judicário em que a solicitação deve ser efetuada com dois dias úteis de antecedência.

    Para solicitar cancelamento de um ofício, o usuário deve:

    1. Localizar o ofício através da consulta de ofícios;
    2. Na tela "Informações do ofício", clicar no link "Solicitar cancelamento de ofício";
    3. Na tela de solicitação de cancelamento do ofício, informar o motivo do cancelamento e clicar no botão "Enviar";
    4. Tela solicitar cancelamento do ofício

    5. A solicitação será encaminhada para o departamento responsável e o sistema exibirá uma mensagem de confirmação da operação.
    6. Tela de confirmação solicitação

    7. A operação ficará registrada no registro de operações do ofício.

    Atenção: No momento em que a solicitação for atendida pelo departamento responsável, o usuário que enviou o ofício receberá um e-mail para cada matéria do ofício, confirmando a sustação, pois um ofício só pode ser cancelado, após a sustação de todas as suas matérias.

  33. Imprimir guia de pagamento
  34. Imprimir guia de pagamento

    Apenas os ofícios com forma de pagamento Balcão (Guia IO), terão a opção de impressão da guia de pagamento disponível.

    Podem imprimir a guia de pagamento: o usuário que o enviou o ofício, o responsável pela sua origem, usuários da IOERJ ou por usuários de órgãos centralizadores.

    Para imprimir a guia de pagamento de um ofício, o usuário deve:

    1. Localizar o ofício através da consulta de ofícios;

    2. Na tela "Informações do ofício", clicar no link "Imprimir guia de pagamento";


    3. Para os ofícios que ainda não foram pagos:
      • O usuário deverá preencher os campos do formulário que será aberto com as seguintes informações:
        • cliente: informe o nome do cliente cuja matéria enviada refere-se;
        • procedência: preencha com as informações da empresa ou da pessoa que enviou ou entregou a matéria na agência;
        • observações: preencha com as informações desejadas. A data de publicação prevista da matéria será apresentada neste campo da guia automaticamente;
        • local de pagamento: selecione o local onde o pagamento da guia será efetuado.
      • Tela informações do cliente

      • Ao clicar no botão "Continuar" o sistema redireciona para a tela de informações do ofício e mostra a guia de pagamento do ofício em uma nova janela, permitindo a impressão.

    4. Para ofícios que já foram pagos:
      • O sistema abrirá uma nova janela com a guia de pagamento contendo as informações fornecidas no pagamento do ofício.

    Atenção: Pedimos aos usuários que imprimam a guia de pagamento antes de dirigir-se a uma de nossas agências para efetuar o pagamento, evitando assim a formação de longas filas.

  35. Converter matéria
  36. Converter matéria

    Esta opção força a conversão imediata da matéria, desde que as seguintes condições sejam atendidas:

    • O usuário logado esteja cadastrado como responsável da IOERJ;
    • A data de publicação prevista do ofício não tenha excedido 90 dias;
    • O estado da matéria esteja como: "Aguardando conversão", "Liberada", "A Partir", "Erro de conversão" ou "Convertida" desde que a matéria não tenha sido publicada.

    Além da alteração do estado da matéria, esta opção poderá mudar a data de publicação do ofício. As alterações dependerão do estado atual da matéria, da necessidade de partí-la antes da conversão e se ela é a única matéria existente no ofício. A tabela a seguir sintetiza essas condições e suas conseqüências:

    Estado atual da matéria Tamanho do arquivo Ofício com apenas uma matéria Data de publicação do ofício Novo estado da matéria Data de publicação da matéria
    Aguardando conversão;
    Liberada;
    Erro de conversão;
    Convertida
    maior que o limite da partição - será mantida A Partir será mantida
    Aguardando conversão;
    Liberada;
    Erro de conversão;
    Convertida
    menor que o limite da partição Sim será atualizada para a data de produção do jornal Conversão Imediata será a data de produção do jornal
    Aguardando conversão;
    Liberada;
    Erro de conversão;
    Convertida
    menor que o limite da partição Não será mantida Conversão Imediata será a data de produção do jornal
    A Partir - Sim será atualizada para a data de produção do jornal Conversão Imediata será a data de produção do jornal
    A Partir - Não será mantida Conversão Imediata será a data de produção do jornal

    * data de produção do jornal = próximo dia útil para as partes I, IA, IB, II, IV, V, varas da capital de entrância especial da parte IIIE ; próximos dois dias úteis para a parte IIIF e para as varas do interior da parte IIIE.

    Os procedimentos necessários para converter a matéria imediatamente são:

    1. Localizar a matéria através da consulta de matérias.
    2. Na área "Matérias" da tela de "Informações do ofício", clicar no ícone Ícone Converter matéria de conversão de matéria no menu de operações da matéria desejada.
      Informações da matéria
    3. Na tela "Converter matéria", informar o motivo da conversão e clicar em "Converter Matéria".
      Tela de Conversão de Matéria
    4. O estado da matéria será alterado, conforme apresentado na tabela acima, e o sistema exibirá uma mensagem de confirmação da operação no topo da tela "Informações do Ofício".
      Mesagem de confirmação da conversão de Matéria

  37. Alterar tipo da materia
  38. Alterar tipo da matéria

    Após o envio e enquanto a matéria não for convertida, o usuário pode alterar o tipo da matéria.

    Após a conversão da matéria, apenas os usuários da IOERJ podem alterar o tipo da matéria, por motivo de correção.

    Para alterar o tipo de uma matéria, o usuário deve:

    1. Localizar a matéria através da consulta de matérias;
    2. Na tela "Informações do ofício", clicar no ícone de alteração do tipo da matéria;
    3. Na tela "Alterar tipo da matéria", informar o novo tipo e clicar no botão "Alterar Tipo da Matéria".

      Tela alterar tipo da matéria

    4. O tipo da matéria será alterado e o sistema exibirá uma mensagem de confirmação da operação no topo da tela "Informações do Ofício".
    5. Mensagem de confirmação da operação

    6. O usuário que enviou a matéria receberá um e-mail informando a alteração.
    7. A operação ficará registrada no registro de operações da matéria.

    Atenção: A alteração de um tipo de matéria isento de pagamento por outro que não seja isento, ou vice-versa, acarretará a atualização dos valores da matéria e do ofício. Essa alteração de valor também ficará registrada no registro de operações da matéria.
  39. Sustar publicação da matéria
  40. Sustar a publicação da matéria

    A sustação de uma matéria pode ser realizada pelo usuário que a enviou, pelo responsável pela sua origem, por usuários da IOERJ (no caso de solicitação do cliente) ou por usuários de órgãos centralizadores.

    Para sustar a publicação de uma matéria, o cliente deve:

    1. Localizar a matéria através da consulta de matérias;
    2. Na tela "Informações do ofício", clicar no ícone de sustação de matéria;
    3. Na tela "Sustar matéria", informar o motivo da sustação e clicar no botão "Sustar Matéria".

      Tela sustar matéria

    4. A matéria será sustada e o sistema exibirá uma mensagem de confirmação da operação no topo da tela "Informações do Ofício".
    5. O usuário que enviou a matéria receberá um e-mail informando a sustação, caso não tenha sido a pessoa que realizou a operação.
    6. A operação ficará registrada no registro de operações da matéria.

    Se todas as matérias do ofício foram devolvidas ou sustadas, o ofício será cancelado.

    Se o ofício já estiver pago, o valor da matéria sustada será liberado no sistema para ser utilizado em outro ofício ou poderá ser reembolsado com retenção de 10% do seu valor. O reembolso poderá ser solicitado através de uma das agências da IOERJ.

    Atenção: Só podem ser sustadas as matérias que ainda não foram sustadas, convertidas ou devolvidas.

    Caso a matéria tenha sido convertida, o cliente poderá solicitar a sustação da matéria através do e-Dofs até as 18hrs do dia útil anterior a data prevista para publicação da matéria, exceto para os jornais do Poder Judicário em que a solicitação deve ser efetuada com dois dias úteis de antecedência.

  41. Devolver matéria
  42. Devolver matéria

    A devolução de matérias somente deve ser usada quando a matéria estiver fora das normas de publicação da IOERJ. As matérias só podem ser devolvidas por usuários da IOERJ e de órgãos centralizadores.

    Para devolver uma matéria, o usuário deve:

    1. Localizar a matéria através da consulta de matérias;
    2. Na tela "Informações do ofício", clicar no ícone de devolução de matéria;
    3. Na tela "Devolver matéria", informar o motivo da devolução e clicar no botão "Devolver Matéria".
    4. Tela devolver matéria

    5. A matéria será devolvida e o sistema exibirá uma mensagem de confirmação da operação no topo da tela "Informações do Ofício".
    6. Mensagem de confirmação da devolução

    7. O usuário que enviou a matéria receberá um e-mail informando a devolução.
    8. A operação ficará registrada no registro de operações da matéria.

    Se todas as matérias do ofício foram devolvidas ou sustadas, o ofício será cancelado.

    Se o ofício já estiver pago, o valor da matéria devolvida será liberado no sistema para ser utilizado em outro ofício ou poderá ser reembolsado com retenção de 10% do seu valor. O reembolso poderá ser solicitado através de uma das agências da IOERJ.

    Atenção: Só podem ser devolvidas as matérias que ainda não foram sustadas, convertidas ou devolvidas.

  43. Visualizar registro de operações da matéria
  44. Visualizar registro de operações

    A tela "Registro de Operações" permite a visualização de todas as operações realizadas no sistema e-Dofs em um determinado ofício e em suas matérias.

    Registro de operações do ofício

    Para visualizar o registro de operações do ofício, o usuário deve:

  45. Na tela "Informações do Ofício", clicar no link "Ver registro de operações";

    Link para visualização do registro de operações

  46. As seguintes informações sobre operações realizadas no ofício, serão listadas em ordem crescente:
    • Data/Hora: data/hora que a operação foi realizada
    • Operação: descrição da operação realizada no ofício
    • Descrição: descrição detalhada da operação
    • Efetuado por: nome do usuário que efetuou a operação
  47. Registro de operações da matéria

    Para visualizar o registro de operações da matéria, o usuário deve:

  48. Na tela "Informações do Ofício", clicar no ícone de visualização do registro de operações da matéria;
  49. Para cada matéria do ofício, o sistema lista as operações realizadas na matéria em ordem crescente.
    • Data/Hora: data/hora que a operação foi realizada
    • Operação: descrição da operação realizada na matéria
    • Descrição: descrição detalhada da operação
    • Efetuado por: nome do usuário que efetuou a operação
  50. Visualizar registro de operações do ofício
  51. Visualizar registro de operações

    A tela "Registro de Operações" permite a visualização de todas as operações realizadas no sistema e-Dofs em um determinado ofício e em suas matérias.

    Registro de operações do ofício

    Para visualizar o registro de operações do ofício, o usuário deve:

  52. Na tela "Informações do Ofício", clicar no link "Ver registro de operações";

    Link para visualização do registro de operações

  53. As seguintes informações sobre operações realizadas no ofício, serão listadas em ordem crescente:
    • Data/Hora: data/hora que a operação foi realizada
    • Operação: descrição da operação realizada no ofício
    • Descrição: descrição detalhada da operação
    • Efetuado por: nome do usuário que efetuou a operação
  54. Registro de operações da matéria

    Para visualizar o registro de operações da matéria, o usuário deve:

  55. Na tela "Informações do Ofício", clicar no ícone de visualização do registro de operações da matéria;
  56. Para cada matéria do ofício, o sistema lista as operações realizadas na matéria em ordem crescente.
    • Data/Hora: data/hora que a operação foi realizada
    • Operação: descrição da operação realizada na matéria
    • Descrição: descrição detalhada da operação
    • Efetuado por: nome do usuário que efetuou a operação
  57. Liberar matéria
  58. Liberar matéria

    A liberação de matérias somente deve ser usada para desfazer uma sustação ou devolução indevida. As matérias só podem ser liberadas por usuários de órgãos centralizadores e por responsáveis da IOERJ.

    Para liberar uma matéria, o usuário deve:

    1. Localizar a matéria através da consulta de matérias;
    2. Na tela "Informações do ofício", clicar no ícone de liberação de matéria;
    3. Na tela "Liberar matéria", informar o motivo da liberação e clicar no botão "Liberar Matéria".
    4. Tela liberar matéria

    5. A matéria será liberada e o sistema exibirá uma mensagem de confirmação da operação no topo da tela "Informações do Ofício".
    6. O usuário que enviou a matéria receberá um e-mail informando a liberação.
    7. A operação ficará registrada no registro de operações da matéria.

    Caso o ofício tenha sido cancelado, terá seu status reativado.

    Atenção: Só podem ser liberadas as matérias que foram sustadas ou devolvidas e que ainda não tiveram seu valor usado ou reembolsado.

  59. Visualizar versões do documento
  60. Visualizar versões do documento

    Após a identificação no site e-Dofs, através da página de informações do ofício, o usuário que possuir permissão para tal, poderá visualizar as versões anteriores de uma matéria enviada para publicação. Para visualizar as versões da matéria, o usuário deve:

    1. Efetuar uma "Consulta de ofício" ou uma "Consulta de matéria".
    2. Na seção da matéria a ser visualizada, clicar no botão "Visualizar versões do documento" ao lado do nome do arquivo desejado, conforme ilustração abaixo:

      Área de visualização das informações da matéria

    3. Uma nova tela se abrirá mostrando todas as versões do documento, conforme ilustrado abaixo. Para ver o arquivo desejado, clique na lupa ao lado das informações do arquivo.


      Lista de versões do documento

  61. Minha conta
  62. Minha conta

    A partir da tela "Minha conta", o usuário pode trocar a sua senha de acesso ao site, trocar o seu e-mail e gerar o seu certificado digital, que é utilizado para o envio de matérias. Para isto, basta clicar no link para a operação desejada.

    Tela Minha Conta

    Para maiores informações, consulte o item desejado:

  63. Trocar senha de acesso ao site
  64. Trocar senha de acesso ao site

    Após a identificação no site e-Dofs, o cliente pode, a qualquer momento, alterar sua senha de acesso ao sistema. Para alterar a senha, o cliente deve:

    1. No menu principal, clicar no item “Minha conta”
    2. Na tela minha conta, clicar no link “Trocar senha”
    3. Na tela ‘Trocar senha de acesso’, preencher os seguintes campos e clicar em [Enviar]:

    Tela trocar senha de acesso

    • Senha atual: digite a sua senha atual
    • Nova senha: digite a senha desejada. A nova senha de acesso deve ter de 6 a 10 caracteres alfanuméricos, não coincidente com o Usuário ou com sua senha atual. São recomendáveis alguns cuidados na escolha de sua senha: evite datas comemorativas, palavras triviais ou nomes que possam ser facilmente descobertos. Use caracteres especiais (@, #, $, *, ?, !), números (0-9), letras maiúsculas (A-Z) e minúsculas (a-z) na composição da sua senha.
    • Confirmação da nova senha: digite a nova senha novamente

    Se os valores informados nos campos “Nova senha” e “Confirmação da nova senha” forem diferentes, a alteração não será realizada, assim como se a senha atual informada estiver incorreta.

    Atenção: Esta opção não altera a senha do seu certificado digital (chave). A senha do certificado, pode ser alterada através da tela de envio de matérias, quando o certificado for solicitado. Para maiores informações, consulte o item "Trocar senha do certificado digital"

  65. Trocar e-mail
  66. Trocar e-mail

    Após a identificação no site e-Dofs, o usuário pode, a qualquer momento, alterar seu e-mail. Para alterar o e-mail, o usuário deve:

    1. No menu principal, clicar no item "Minha conta";
    2. Na tela minha conta, clicar no link "Trocar e-mail";
    3. Na tela "Trocar e-mail", preencher o novo e-mail e clicar em [Salvar]:

  67. Gerar certificado digital
  68. Gerar certificado digital

    Após a identificação no site e-Dofs, o usuário pode gerar o seu certificado digital, caso o responsável pela sua origem tenha feito a solicitação de certificado em menos de uma semana. Para gerar o seu certificado, o usuário deve:

    1. Receber um e-mail do sistema informando a senha de segurança necessária para a geração do certificado.
    2. No menu principal, clicar no item "Minha conta";
    3. Na tela minha conta, clicar no link "Gerar certificado digital";
    4. Na tela " Gerar certificado digital", preencher os seguintes campos e clicar em "Gerar certificado":

      Tela Gerar certificado digital
      • Senha de segurança: informe a senha de segurança recebida no e-mail com as informações necessárias para a geração do certificado. Caso não tenha recebido o e-mail ou tenha perdido, clique no link "Lembrar senha de segurança" para receber um novo e-mail. Para garantir o recebimento do e-mail, certifique-se de que o seu e-mail está correto (através da funcionalidade "Trocar email") e que a sua caixa postal não está lotada.
      • Senha do certificado: informe a senha desejada para o seu certificado digital, com o tamanho mínimo de 6 caracteres, não coincidente com o Usuário ou com sua senha de acesso ao site. São recomendáveis alguns cuidados na escolha de sua senha: evite datas comemorativas, palavras triviais ou nomes que possam ser facilmente descobertos. Use caracteres especiais, números, letras maiúsculas e minúsculas na composição da sua senha.
      • Confirmação da senha do certificado: redigite a senha informada no campo 'Senha do certificado'.
      • Cargo: informe o cargo que ocupa na sua origem.
    5. Enquanto o sistema estiver gerando o certificado digital, exibirá a mensagem "Carregando... Por favor, aguarde." Esta operação demora alguns segundos.
    6. Após a geração do certificado, o sistema exibirá uma tela com as instruções de uso do certificado.
      Tela Gerar certificado digital
    7. Nesta tela, clicar no botão "Salvar certificado" para salvar o arquivo 'certstore' em uma unidade de disco ou em um diretório do seu computador que possa ser acessado pelo programa de envio de matérias. É importante ler as instruções da tela e seguir as recomendações.
    8. Após a geração do certificado, o cliente poderá realizar o envio de matérias. Caso o cliente tenha um certificado digital anterior, o mesmo não servirá mais.

  69. Visualizar documento
  70. Visualizar documento

    Após a identificação no site e-Dofs, através da página "informações do ofício", o cliente poderá visualizar o(s) arquivo(s) enviado(s) para publicação.

    Para visualizar um arquivo ou documento, o usuário deve:

    1. Efetuar uma "Consulta de ofício" ou uma "Consulta de matéria";
    2. Na seção da matéria a ser visualizada, clicar no botão de visualização de arquivo, conforme ilustrado abaixo:

      Visualizar matéria

    3. Após clicar no botão, o sistema abrirá uma janela do navegador web do cliente perguntando se o usuário deseja salvar ou abrir o arquivo. Para visualizar o arquivo, clicar em "Abrir" para visualizá-lo no seu visualizador de arquivos preferido.
  71. Alterar área de publicação da matéria
  72. Alterar área de publicação da matéria

    Após o envio do ofício, é possível alterar a área de publicação de suas matérias. As condições necessárias para a alteração são:

  73. O usuário logado enviou o ofício, pertence à mesma origem deste usuário ou é gerente da origem
  74. O usuário logado deve ter permissão de envio para a atual área de publicação da matéria
  75. O usuário logado deve ter permissão de envio para mais de uma área de publicação
  76. O estado do ofício deve ser diferente de 'Cancelado com Reembolso' ou 'Cancelado'
  77. O estado da matéria deve ser diferente de 'Devolvida' ou 'Sustada'
  78. A data de publicação do ofício não pode ter excedido 30 dias
  79. Para alterar a área de publicação de uma matéria, o usuário deve:

    1. Localizar a matéria através da consulta de matérias;
    2. No menu de operações da matéria desejada da tela "Informações do ofício", clicar no ícone de alteração da área de publicação.

    3. Tela Acesso à Alteração da Área de Publicação
    4. Na tela de alteração da área de publicação, o usuário deve:
      • selecionar a nova área de publicação da matéria. Se for preciso, clicar no link sobre o nome da área de publicação para expandí-la. Somente serão listadas as áreas de publicação a que o usuário tem acesso;
      • informar o motivo da alteração;
      • clicar no botão "Enviar"

    5. Tela Alteração da Área de Publicação
    6. A área de publicação será alterada e o sistema exibirá uma mensagem de confirmação da operação no topo da tela "Informações do Ofício". O usuário que enviou o ofício receberá um e-mail informando a alteração.

    7. Tela Confirmação da Alteração da Área de Publicação
  80. Alterar informações do usuário
  81. Alterar informações do usuário

    Usuários cadastrados como responsáveis poderão alterar as informações e permissões de envio dos usuários cadastrados na sua origem.

    Para atualizar as informações de um usuário previamente cadastrado, o usuário deve:

    1. Clicar no item "Cadastrar Usuários" do menu principal. Esse item exibe a lista de usuários ativos cadastrados.
    2. Clicar sobre o nome do usuário desejado ou no ícone Ícone de Edição do Cadastro do Usuário "Editar" para fazer as atualizações.
    3. Na tela de edição, atualizar as informações desejadas:
      Tela Alteração de Cadastro de Usuário
    4. Após a atualização das informações desejadas, clicar no botão "Enviar". As informações do usuário serão salvas e o sistema exibirá uma mensagem de sucesso no topo da lista de usuários.
      Tela Confirmação de Alteração de Cadastro de Usuário
  82. Solicitar certificado para usuário
  83. Solicitação de certificado
    Usuários cadastrados no sistema como responsáveis poderão solicitar certificados para os usuários de sua origem. Para solicitar o certificado de um usuário, o usuário responsável deve:
    1. No menu principal, clicar no item "Cadastrar Usuários".
    2. Na lista de usuários, localizar o usuário para o qual destina-se a solicitação de certificado e clicar no ícone Ícone de Solicitação de Certificado ou no link "Solicitar Certificado", localizados à direita do nome do mesmo.


    3. O usuário receberá uma mensagem eletrônica com as informações necessárias para a geração do certificado solicitado e uma mensagem de sucesso será exibida em janela "popup".
      Tela Solicitação de Certificado


    4. Caso já exista uma solicitação de certificado ativa para o cliente, o sistema não fará uma nova solicitação e exibirá uma mensagem, conforme ilustrado abaixo.
      Tela Solicitação de Certificado
    Atenção: Caso o usuário para quem o certificado digital foi solicitado não gere o mesmo em até uma semana, a solicitação ficará inativa. Neste caso, uma nova solicitação deverá ser feita.
  84. Agências da IOERJ
  85. Agências da IOERJ

    Horário de atendimento: de 2ª a 6ª das 9h às 17h.

    Agência Rio de Janeiro
    Rua São José, 35 - Salas 222/ 224 - Ed. Garagem Menezes Cortes
    Centro - Rio de Janeiro - Cep: 20010-020
    Tels.: (21) 2332-6550 / (21) 2332-6549

    Agência Niterói
    Av. Visconde do Rio Branco, 360 (Shopping Bay Market), 3º piso, loja 321
    Centro - Niteroi - Cep: 24020-002
    Telefax: (21) 2719-2689 / (21) 2719-2705

  86. Formas de pagamento
  87. Formas de pagamento

    As formas de pagamento disponíveis no sistema são:

    • Balcão (Guia IO): significa que o ofício deve ser pago à vista em uma das agências da IOERJ. Os ofícios enviados ficam "Aguardando liberação" até que o atendente da agência receba o pagamento e o registre no sistema. Todas as matérias pagas através desta opção, serão impressas com uma linha a mais, contendo o código e o valor da matéria.
    • Isento: forma de pagamento onde o cliente, através de um respaldo legal, fica isento de cobrança daquele ofício. O usuário deve selecionar o motivo de isenção, que será analisado pela área administrativa da IOERJ. O ofício só será publicado após a autorização da área administrativa da IOERJ.
    • Empenho: forma de pagamento onde o cliente proveniente de uma origem pública deve preencher as informações de empenho no envio do ofício, tais como: número do empenho, UG e Gestão. O ofício só será publicado após a autorização da área administrativa da IOERJ.
    • A faturar por empenho: forma de pagamento onde o cliente envia o ofício sem preencher as informações de empenho. A cobrança será feita posteriormente pela área administrativa da IOERJ, que solicitará as informações necessárias ao cliente.
    • Por ofício: forma de pagamento onde cliente possui um acordo comercial com a IOERJ. A cobrança será feita posteriormente pela área administrativa da IOERJ, que solicitará as informações necessárias ao cliente.
    • Cortesia: forma de pagamento onde o cliente fica isento de cobrança daquele ofício, por autorização da presidência da IOERJ. Os ofícios com esta forma de pagamento só podem ser enviadas pela presidência da IOERJ, através do e-Dofs. Elas apresentarão a seguinte linha de controle. Id.: [IdMateria]. Cortesia


    Cada usuário só visualiza as formas de pagamento permitidas para a origem que o usuário logado pertence.

    Caso o cliente necessite utilizar uma forma de pagamento que ainda não tenha acesso, deve entrar em contato com a Central de Atendimento da IOERJ.

  88. Situações de ofício
  89. Situações de ofício

    Um ofício pode estar em uma das seguintes situações, que podemos definir como sendo um estado definitivo ou temporário:

    • Aguardando fim da transmissão: significa que a transmissão dos arquivos do ofício não foi concluída;
    • Aguardando liberação: significa que o cliente deve comprovar o pagamento do ofício em uma das agências da IOERJ;
    • Aguardando confirmação de isenção: significa que o ofício foi encaminhado com forma de pagamento "Isento" e que o motivo de isenção ainda não foi verificado pelos funcionários da IOERJ.
    • Aguardando Processamento: significa que as matérias do ofício foram liberadas para publicação no D.O. e serão publicadas na data prevista de publicação;
    • Cancelado: significa que o ofício foi cancelado e suas matérias sustadas.
    • Cancelado com reembolso: significa que o ofício foi cancelado e o cliente tem direito a utilização do crédito referente ao valor do ofício ou pode solicitar o reembolso em um das agências da IOERJ, havendo retenção de 10% do valor do ofício.
    • Crédito aprovado: significa que as informações de pagamento do ofício foram registradas e que suas matérias serão publicadas na data prevista de publicação;
    • Finalizado: significa que as matérias do ofício foram encaminhadas para publicação no D.O.;
    • Transmissão Encerrada ou Incompleto: significa que a transmissão das matérias foi encerrada, mas as informações do envio não foram concluídas. Neste caso, o usuário deve concluir o envio do ofício.

    Cada situação descrita acima serve como critério de busca.

  90. Status de matéria
  91. Status de matéria
    Uma matéria pode estar em um dos seguintes estados, onde cada um representa uma etapa da produção. São eles:
    • A partir: indica que a matéria foi enviada com um tamanho acima do máximo permitido, e está aguardando para ser dividida em pedaços menores para que seja viável à produção da mesma;
    • Aguardando aprovação: significa que a matéria enviada para publicação no D.O. Parte I - Poder Executivo deve ser aprovada para publicação pelo Gabinete Civil;
    • Aguardando conversão: significa que a matéria está aguardando a conversão para o ambiente de produção editorial;
    • Aguardando revisão: significa que a matéria enviada para publicação no D.O. Parte I - Poder Executivo devem ser revisada pelo Gabinete Civil;
    • Aguardando supervisão: significa que a matéria enviadas para publicação no D.O. Parte I - Poder Executivo deve ser aprovada para publicação pela supervisão pelo Gabinete Civil;
    • Conversão imediata: significa que a matéria foi submetida a uma conversão imediata. Isso geralmente acontece quando há problemas na tentativa inicial de conversão pelo sistema, ou por algum motivo específico de produção, que deve ser informado pelo usuário responsável pela operação;
    • Convertida: Significa que a matéria foi bem sucedida em sua conversão;
    • Devolvida: significa que a matéria foi devolvida pela IOERJ ou pelo órgão centralizador por algum motivo específico, geralmente por estar em inconformidade com as normas de publicação;
    • Erro de Conversão: significa que ocorreu um erro na conversão da matéria para o ambiente de produção editorial. O erro deve ser analisado pelos técnicos da IOERJ;
    • Liberada: significa que a matéria foi liberada para produção;
    • Sendo Editada: indica que a matéria está sendo ajustada por um técnico de editoração da IOERJ;
    • Sustada: significa que a publicação da matéria foi sustada por motivo de força maior, geralmente por solicitação do cliente.

    Cada estado descrito acima serve como critério de busca.

  92. Central de Atendimento da IOERJ
  93. Central de Atendimento

    Consulta às edições do D.O.
    Tel.: (21) 2717-7521 / (21) 2717-6696
    Atendimento de 2ª a 6ª das 9h às 16h.
    [email protected]

    SAC - Setor de Atendimento ao Cliente
    Telefone: 0800-2844675
    Atendimento de 2ª a 6ª das 9h às 18h.
    [email protected]

  94. Cadastrar usuários
  95. Cadastrar usuários

    Após a identificação no site e-Dofs, o usuário cadastrado como responsável pode, a qualquer momento, consultar e alterar as informações dos usuários de sua origem, cadastrar novos usuários e solicitar certificados para os mesmos.

    Para consultar os usuários de sua origem, o responsável deve:

    1. Clicar no item "Cadastrar Usuários" do menu principal;
    2. O sistema listará todos os usuários ativos da origem;
    3. Para refinar a consulta, o responsável poderá utilizar até três opções de filtro para realizar a consulta:
      • Nome: informar o nome (ou parte do nome) do usuário desejado;
      • Login: informar o login do usuário desejado;
      • Status: selecionar o status atual da conta do usuário. As opções são:
        • Ativo: usuário com acesso ao site. Esta é a opção padrão do sistema;
        • Inativo: usuário sem acesso ao site;
        • Todos: o resultado da busca listará usuários ativos e inativos.

      Tela Consulta de Usuários
    4. Após preencher os filtros desejados, clicar em "Enviar";
    5. O sistema informará o total de usuários encontrados e a lista dos usuários que atendem os critérios informados na pesquisa, conforme ilustrado abaixo.
      Tela Resultado da Consulta de Usuários
    6. A partir desta tela o usuário pode:
      • Cadastrar novo usuário, clicando no link "Novo usuário".
      • Alterar informações do usuário, clicando no link "Editar" na linha de informações do usuário desejado.
      • Solicitar certificado para usuário, clicando no link "Solicitar certificado" na linha de informações do usuário desejado.
      • Desativar usuário, clicando no link "Desativar" na linha de informações do usuário desejado.
      • Ativar usuário, clicando no link "Ativar" na linha de informações do usuário desejado.
  96. Jornais Oficiais
  97. Jornais Oficiais

    O Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro é composto pelas seguintes partes:

    • Parte I – Poder Executivo
    • Parte I DPGE – Procuradoria Geral do Estado
    • Parte IA – Ministério Público
    • Parte IB – Tribunal de Contas
    • Parte II – Poder Legislativo
    • Parte IIIF – Tribunal Regional Eleitoral
    • Parte IIIF – Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região
    • Parte IV – Municipalidades
    • Parte V - Publicações a Pedidos