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Enviar matérias

Após a identificação no site e-Dofs, o cliente pode, a qualquer momento, enviar suas matérias para a publicação no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

Requerimentos para o envio de matérias:

  1. Possuir permissão de publicação na área desejada.
  2. Possuir o certificado digital da IOERJ para envio de matérias.
  3. Possuir o JRE (Ambiente de Execução Java) instalado no sistema, com seu devido plugin para o navegador WEB.
  4. Possuir conexão a Internet sem intermédio de servidores PROXY(HTTP) ativo ou transparente e com permissão para conexão direta a porta 3001 (TCP) dos servidores da Imprensa Oficial. Consulte o administrador da sua rede para fins de verificação e ajustes que se façam necessários para o cumprimento destas especificações.

Procedimentos para o envio de matérias:

  1. No menu principal, clicar no item “Enviar matérias”:
    • Durante a primeira visita a esta página, será necessário autorizar a validade do certificado digital da Imprensa Oficial. Ao abrir a página, a seguinte mensagem aparecerá:

      Aceitacao do certificado

    • Marque a opção à esquerda e clique na opção "Run", ou "Executar", dependendo da versão (inglês ou português) do JVM instalado em seu sistema.

  2. O applet de envio ilustrado abaixo é carregado.

    Applet de envio de matérias

  3. No campo "Forma de pagamento", selecione a forma de pagamento do ofício.

    Somente serão apresentadas as formas de pagamento disponíveis para origem a que o usuário pertence. Dependendo da forma escolhida, serão pedidas informações complementares ao pagamento, como por exemplo, na forma de pagamento Isento, é solicitado o motivo da isenção, para que o pedido seja validado pela Imprensa Oficial.

    Para informações detalhadas de cada forma de pagamento, consulte o item "Formas de pagamento" deste manual.

  4. No campo "Jornal", selecione a parte do D.O. onde as matérias, que compõem o ofício, serão publicadas.

    Cada parte do Diário Oficial é apresentada como um jornal diferente. O sistema só lista os jornais em que o usuário identificado pode publicar. Um ofício só pode conter matérias para publicação em um único jornal. Se o usuário possuir matérias para publicação em mais de um jornal, deve criar dois ofícios distintos para isso, ou seja, realizar dois envios.

    Para informações detalhadas de cada jornal, consulte o item "Jornais Oficiais" deste manual.

  5. No campo "Data de publicação", informe a data em que todas as matérias a serem enviadas serão publicadas.

    A data informada deverá seguir os critérios específicos de cada jornal. Alguns jornais aceitarão publicação para o próximo dia útil, outros somente para publicação em dois dias úteis. A data digitada deve ser maior ou igual à data atual.

    Atenção: Se o usuário possuir matérias a serem publicadas em mais de uma data, deve enviar a matéria o número de vezes necessário, informando a data de publicação desejada.

  6. Adicione as matérias (arquivos) para o envio:

    Após o preenchimento das informações acima, o usuário deve selecionar os arquivos para o envio. Esses arquivos devem ser gerados apenas em editor de texto que salvem arquivos no padrão RTF (Rich Text Format) e seguir as normas de configuração e formatação do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, disponíveis no nosso site e no item "Padrão de Formatação" deste manual.

    Para selecionar os arquivos para o envio, o usuário deve clicar no botão "Adicionar". Será exibida então uma caixa de diálogo para a seleção dos arquivos. Selecione a pasta ou diretório onde estão localizados os arquivos que deseja enviar. É interessante notar que vários arquivos podem ser selecionados de uma só vez. Para isto, basta selecionar o primeiro arquivo da lista e ao selecionar o último, manter a tecla “Shift” pressionada. Quando o usuário clicar no botão “Open” (“Abrir”), a caixa de seleção será fechada e os arquivos selecionados serão adicionados à lista de arquivos a enviar.

    Applet de envio de matérias

    Para remover um ou mais arquivos, basta selecioná-los na lista de matérias e clicar no botão "Remover".

  7. Adicione imagens à matéria: (opcional)

    Se a matéria possuir imagens associadas, o usuário deve selecionar a matéria na lista e clicar no botão "Imagens" para adicioná-las. Este botão também deve ser usado quando se deseja verificar a lista de imagens associadas a uma matéria, já que na lista de matérias só é apresentada a quantidade de imagens associadas à matéria. Na caixa de diálogo exibida após clicar no botão “Imagens”, o usuário pode adicionar e remover imagens de forma semelhante ao procedimento descrito acima para matérias.

    Tela de adição de imagens

    Somente serão aceitas imagens no formato EPS que tenham no máximo 38,5 cm de altura e largura de 8 cm,12 cm ou 25 cm, que são os limites da página do Diário Oficial. Para maiores informações sobre imagens, consulte os itens "Padrão para formatação de imagem EPS" e "Padrão de Formatação" deste manual.

  8. Selecione a área de publicação da matéria:

    A área de publicação deve ser informada para todas as matérias do ofício. Para isto, o usuário deve:

    • selecionar a(s) matéria(s) desejada(s) na lista de matérias (No caso de seleção de mais de uma matéria, elas serão publicadas na mesma área);
    • clicar no botão "Órgão"
    • Na tela de áreas de publicação, selecionar a área desejada, abrindo os ramos da árvore caso necessário. O sistema listará apenas as áreas de publicação para as quais o usuário tem permissão de envio;

      Tela de seleção da área de publicação da matéria

    • clicar no botão "OK" para confirmar a seleção;
  9. Selecione o tipo da matéria:

    Cada matéria do ofício deve ter o seu tipo informado. Para selecionar o tipo da matéria, o usário deve:

    • selecionar a(s) matéria(s) na lista de matérias;
    • escolher a opção adequada de tipo de matéria, na caixa de seleção "Tipo". Apenas os tipos de matéria existentes no jornal onde as matérias serão publicadas são apresentados para o usuário.

  10.  Visualize e valide a matéria:

    Para cada matéria, o usuário deve clicar no botão "Visualização" para confirmar que o conteúdo que será enviado está correto e para que o sistema valide a formatação da matéria.

    Se a matéria não atender a todos os padrões de formatação estabelecidos pela IOERJ, o sistema não permitirá o envio da mesma e informará a inconformidade identificada em uma tela de alerta, conforme ilustra a figura abaixo:

    Tela de erro na formatação da matéria

    Ao clicar em "OK" o sistema permite a visualização da matéria, mas não permite a aceitação da mesma. Neste caso, o cliente deve clicar no botão "Fechar" e realizar os acertos necessários.

    Tela de erro na formatação da matéria

    Se a matéria estiver correta, o usuário deve clicar no botão "Aceito" na tela de visualização. Após o aceite da matéria, o preço de publicação da mesma e o preço total são atualizados na tela de envio de matérias (applet).

    Tela de visualização da matéria

  11.  Informe o número da matéria: (opcional)

    Para cada matéria na lista de matérias, deve ser informado o número da matéria sempre que esta informação se aplicar ao texto da matéria sendo transmitida. Por exemplo, se uma matéria contém o texto de um decreto de número 23, o campo “Número” deverá ser preenchido com o valor 23.

    Tela de erro na formatação da matéria

  12.  Confirme o envio:

    Após a realização de todos os passos mencionados acima, o botão "Enviar" será habilitado. Para confirmar o envio, o usuário deve:

    • clicar no botão "Enviar";
    • na tela de solicitação do certificado digital que será exibida, informar a senha e o local onde se encontra o seu certicado digital (“CERTSTORE”) emititido pela IOERJ.;

      Janela do certificado de segurança

      Atenção: não confundir a senha do certificado com a senha de acesso ao sistema. Caso não lembre a senha do certificado, será necessário gerar um novo certificado.

      Observação: A senha do certificado digital pode ser alterada a partir desta tela. Para isto, basta clicar na chave ao lado do campo "senha do certificado", após ter informado o caminho do certificado. Para maiores informações, consulte o item "Trocar senha do certificado digital".

    • clicar no botão "Transmitir", após o preenchimento das informações do certificado digital;
  13.  Concluir o envio:

    Após o usuário clicar em "Transmitir", o sistema irá conectar-se com o serviço de recepção de matérias da IOERJ e o processo de transmissão de matérias será iniciado. Para permitir o acompanhamento da transmissão, o sistema exibe uma barra de progresso da transmissão e uma área com informações sobre o processo de envio.

    Janela do certificado de segurança

    Quando a barra de progresso atingir 100% e o sistema exibir a mensagem “Transmissão Encerrada”, o usuário deve:

    • clicar no botão “Fechar”;
    • caso o envio seja concluído após o horário limite, o usuário deverá informar a nova data na tela "Alterar data de publicação do ofício"
    • se a forma de pagamento não for "Balcão (Guia IO)", o usuário deve conferir as informações do envio na tela seguinte: "Informações do Ofício".
    • se a forma de pagamento for "Balcão (Guia IO)", o usuário deve preencher as informações para impressão da guia de pagamento na tela seguinte: "Informações para guia de pagamento".


    Em caso de erro na transmissão, consulte o item "Erro no envio de matérias".

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