Após a identificação no site e-Dofs, o cliente pode, a qualquer momento, enviar suas matérias para a publicação no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.
Requerimentos para o envio de matérias:
Procedimentos para o envio de matérias:
Somente serão apresentadas as formas de pagamento disponíveis para origem a que o usuário pertence. Dependendo da forma escolhida, serão pedidas informações complementares ao pagamento, como por exemplo, na forma de pagamento Isento, é solicitado o motivo da isenção, para que o pedido seja validado pela Imprensa Oficial.
Para informações detalhadas de cada forma de pagamento, consulte o item "Formas de pagamento" deste manual.
Cada parte do Diário Oficial é apresentada como um jornal diferente. O sistema só lista os jornais em que o usuário identificado pode publicar. Um ofício só pode conter matérias para publicação em um único jornal. Se o usuário possuir matérias para publicação em mais de um jornal, deve criar dois ofícios distintos para isso, ou seja, realizar dois envios.
Para informações detalhadas de cada jornal, consulte o item "Jornais Oficiais" deste manual.
A data informada deverá seguir os critérios específicos de cada jornal. Alguns jornais aceitarão publicação para o próximo dia útil, outros somente para publicação em dois dias úteis. A data digitada deve ser maior ou igual à data atual.
Atenção: Se o usuário possuir matérias a serem publicadas em mais de uma data, deve enviar a matéria o número de vezes necessário, informando a data de publicação desejada.
Após o preenchimento das informações acima, o usuário deve selecionar os arquivos para o envio. Esses arquivos devem ser gerados apenas em editor de texto que salvem arquivos no padrão RTF (Rich Text Format) e seguir as normas de configuração e formatação do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, disponíveis no nosso site e no item "Padrão de Formatação" deste manual.
Para selecionar os arquivos para o envio, o usuário deve clicar no botão "Adicionar". Será exibida então uma caixa de diálogo para a seleção dos arquivos. Selecione a pasta ou diretório onde estão localizados os arquivos que deseja enviar. É interessante notar que vários arquivos podem ser selecionados de uma só vez. Para isto, basta selecionar o primeiro arquivo da lista e ao selecionar o último, manter a tecla “Shift” pressionada. Quando o usuário clicar no botão “Open” (“Abrir”), a caixa de seleção será fechada e os arquivos selecionados serão adicionados à lista de arquivos a enviar.
Para remover um ou mais arquivos, basta selecioná-los na lista de matérias e clicar no botão "Remover".
Se a matéria possuir imagens associadas, o usuário deve selecionar a matéria na lista e clicar no botão "Imagens" para adicioná-las. Este botão também deve ser usado quando se deseja verificar a lista de imagens associadas a uma matéria, já que na lista de matérias só é apresentada a quantidade de imagens associadas à matéria. Na caixa de diálogo exibida após clicar no botão “Imagens”, o usuário pode adicionar e remover imagens de forma semelhante ao procedimento descrito acima para matérias.
Somente serão aceitas imagens no formato EPS que tenham no máximo 38,5 cm de altura e largura de 8 cm,12 cm ou 25 cm, que são os limites da página do Diário Oficial. Para maiores informações sobre imagens, consulte os itens "Padrão para formatação de imagem EPS" e "Padrão de Formatação" deste manual.
A área de publicação deve ser informada para todas as matérias do ofício. Para isto, o usuário deve:
Cada matéria do ofício deve ter o seu tipo informado. Para selecionar o tipo da matéria, o usário deve:
Para cada matéria, o usuário deve clicar no botão "Visualização" para confirmar que o conteúdo que será enviado está correto e para que o sistema valide a formatação da matéria.
Se a matéria não atender a todos os padrões de formatação estabelecidos pela IOERJ, o sistema não permitirá o envio da mesma e informará a inconformidade identificada em uma tela de alerta, conforme ilustra a figura abaixo:
Ao clicar em "OK" o sistema permite a visualização da matéria, mas não permite a aceitação da mesma. Neste caso, o cliente deve clicar no botão "Fechar" e realizar os acertos necessários.
Se a matéria estiver correta, o usuário deve clicar no botão "Aceito" na tela de visualização. Após o aceite da matéria, o preço de publicação da mesma e o preço total são atualizados na tela de envio de matérias (applet).
Para cada matéria na lista de matérias, deve ser informado o número da matéria sempre que esta informação se aplicar ao texto da matéria sendo transmitida. Por exemplo, se uma matéria contém o texto de um decreto de número 23, o campo “Número” deverá ser preenchido com o valor 23.
Após a realização de todos os passos mencionados acima, o botão "Enviar" será habilitado. Para confirmar o envio, o usuário deve:
Atenção: não confundir a senha do certificado com a senha de acesso ao sistema. Caso não lembre a senha do certificado, será necessário gerar um novo certificado.
Observação: A senha do certificado digital pode ser alterada a partir desta tela. Para isto, basta clicar na chave ao lado do campo "senha do certificado", após ter informado o caminho do certificado. Para maiores informações, consulte o item "Trocar senha do certificado digital".
Após o usuário clicar em "Transmitir", o sistema irá conectar-se com o serviço de recepção de matérias da IOERJ e o processo de transmissão de matérias será iniciado. Para permitir o acompanhamento da transmissão, o sistema exibe uma barra de progresso da transmissão e uma área com informações sobre o processo de envio.
Quando a barra de progresso atingir 100% e o sistema exibir a mensagem “Transmissão Encerrada”, o usuário deve:
Em caso de erro na transmissão, consulte o item "Erro no envio de matérias".