Bombeiros inauguram posto de salvamento

Data 26/05/2017 09:35:13 | Assunto: Diário Oficial

 Instalada na Barra da Tijuca, estrutura oferece vista estratégica da praia  



 

O Quebra-Mar da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, ganhou um novo posto de salvamento. O espaço foi feito de materiais ecológicos, que não causam impacto na fauna e flora local, e vai servir como um ponto de observação e apoio para os guarda-vidas do 2º Grupamento Marítimo (2º GMar).

– O posto oferece uma vista privilegiada e estratégica da praia e da saída do canal da Barra. A unidade vai contar com dois guarda-vidas diariamente, reforçando o trabalho já realizado na região – afirmou o coronel Coutinho, comandante de Atividades Marítimas do Corpo de Bombeiros.

 A inauguração faz parte do programa de ampliação da segurança nas praias do estado. As estruturas estão sendo instaladas em pontos intermediários da orla, entre os postos fixos feitos de alvenaria. Até o momento, dez modelos ecológicos já foram construídos nas praias de Copacabana, Leme, Barra da Tijuca, Recreio, Abricó e Grumari, no Rio, além de Piratininga, em Niterói.

 – O projeto vem sendo executado pelos próprios guarda-vidas, com a colaboração da população na doação de materiais. Ainda há dois postos em construção, na Barra e na praia da Macumba. Todos foram instalados em pontos de grande concentração de público e elevado índice de socorros. Eles ajudam na redução do tempo de atendimento em casos de afogamentos e servem como referência para os banhistas – explicou o comandante do 2º GMar, tenente-coronel Lorite.

 Construídas obedecendo a critérios de segurança, sustentabilidade, ergonomia e operacionalidade, as estruturas oferecem proteção para os guarda-vidas e têm grande durabilidade.

Leia a notícia no Diário Oficial.





Esta notícia foi publicada na Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro
http://www.ioerj.com.br/portal

Endereço desta notícia:
http://www.ioerj.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=7873