Batalhão fica mais de mil dias sem realizar disparo

Data 25/05/2017 09:19:52 | Assunto: Diário Oficial

 PMs conseguiram aumentar o número de prisões e apreensões de armas



 

O Batalhão de Polícia Militar de Três Rios (38° BPM), no Centro-Sul Fluminense, ficou 1.072 dias sem realizar um único disparo de armas de fogo. A unidade é responsável pelas áreas de Três Rios, Paraíba do Sul, Levy Gasparian e Sapucaia, no Sul, além de Areal, que pertence à Região Serrana.

De acordo com o Instituto de Segurança Púbica (ISP), as estatísticas revelam crescimento na atividade policial na região. Enquanto 440 pessoas foram presas em 2015, no ano passado, foram 597. Este ano, entre janeiro e março, houve 156 prisões, e 19 armas foram apreendidas.

 – Atribuo esse comportamento a uma questão cultural da região, que não foi implantada por mim. Os oficiais que moram na área e meus antecessores sempre tiveram a política de não violência. Quando os policiais se deparam com alguém armado, já reagem pensando em apreender a arma, em vez do embate e troca de tiros. É uma questão doutrinária. É importante destacar que os policiais moram onde trabalham, então nenhum deles quer correr o risco de trocar tiros com os bandidos e atingir algum amigo ou familiar – afirmou o tenente-coronel Márcio Guimarães, comandante do 38º BPM.

 Além de receberem instrução continuada, os 394 PMs, sempre que retornam de férias, passam por novas aulas de técnicas de abordagem não violenta. No batalhão comandado pelo tenente-coronel Guimarães, no posto desde agosto de 2015, os militares fazem treinamento de modalidades de lutas como Muay thai, Jiu jítsu e Capoeira.

– É um motivo de orgulho mantermos essa filosofia– disse o comandante.

A quebra na contagem de quase três anos foi interrompida no dia 25 do mês passado, quando uma dupla de criminosos roubou um veículo e uma equipe do batalhão iniciou uma perseguição. Os bandidos atiraram e os PMs revidaram.

Leia a notícia no Diário Oficial.





Esta notícia foi publicada na Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro
http://www.ioerj.com.br/portal

Endereço desta notícia:
http://www.ioerj.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=7865