Detran emite mais de 46 mil CNHs com nova tecnologia

Data 22/05/2017 09:59:12 | Assunto: Diário Oficial

 Código aumenta a segurança contra fraudes e cópias ilícitas da carteira de habilitação



 

O Detran está emitindo, desde o início deste mês, a Carteira Nacional de Habilitação contendo a tecnologia QR Code. Durante este período, já foram emitidas mais de 46 mil CNHs com o novo sistema. A medida – um cumprimento à Resolução 598, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) – visa aumentar a segurança contra fraudes e cópias ilícitas do documento.

A ferramenta, disponível em todo o país, permite que os dados dos motoristas sejam acessados pela leitura do código bidimensional, que dará acesso ao banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), onde está disponível uma versão digital da CNH. Dessa forma, será possível que agentes de trânsito comparem as informações e a veracidade dos dados que constam no documento.

– A ferramenta vai auxiliar os agentes de trânsito e de segurança a verificarem a veracidade dos dados do documento, evitando adulteração das CNHs e casos de clonagem. O processo será rápido e poderá ser usado por toda a sociedade, através da leitura pelo aplicativo, o que facilita diversos setores, como o comércio, a checar os dados dos cidadãos, já que muitas vezes a CNH também é utilizada como identificação – disse o presidente do Detran, Vinicius Farah.

O código fica na parte interna da habilitação e pode ser lido com a câmera do smartphone, por meio do aplicativo Lince, disponível para sistemas Android e iOS,  desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). A mudança será feita de forma gradual, conforme a data de validade da carteira de habilitação ou com a necessidade de emissão de segunda via da CNH.

Leia a notícia no Diário Oficial.





Esta notícia foi publicada na Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro
http://www.ioerj.com.br/portal

Endereço desta notícia:
http://www.ioerj.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=7849