Projeto com financiamento do BID impulsiona economias

Data 04/05/2017 09:40:04 | Assunto: Diário Oficial

 Ações promoveram empresas e geraram empregos


 

Estar inserido em um Arranjo Produtivo Local (APL) só trouxe vantagens para os cerca de 300 empresários que participaram do projeto Desenvolvimento Econômico Local, criado pelo Governo do Estado com o Sebrae/RJ e que contou com investimento de US$ 1 milhão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os resultados foram apresentados ontem, durante um seminário.

O projeto contemplou os Arranjos Produtivos Locais (APLs) Moda Praia, em Cabo Frio, na Região dos Lagos, e Rochas Ornamentais, em Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense. Para medir os resultados, foram realizadas duas pesquisas que compararam a situação das empresas em 2013, ano de início do projeto com financiamento do BID, e 2017. Na comparação, houve o crescimento no faturamento anual, melhoria na exportação, maior utilização de comércio eletrônico e inovação.

Com loja em Cabo Frio há 25 anos, Cláudia Guimarães Rosa participou de três missões internacionais e abriu a loja virtual durante o projeto.

– O programa é importante para trocarmos experiências – disse a empresária.

De acordo com a subsecretária de Comércio e Serviço do Governo do Estado, Dulce Ângela Procópio, os dois APLs, Moda Praia e Rochas, apresentavam características semelhantes.

– Ambos lidavam com elevado índice de informalidade  – afirmou a subsecretária.

Atualmente, as duas regiões contam com sistema de gestão dos APLs e governanças locais.

– A ideia é que a metodologia seja aprimorada e replicada – ressaltou Luciana Botafogo, especialista do Fundo Multisetorial de Investimentos, do BID.

Segundo Evandro Peçanha, diretor do Sebrae/RJ, mais de 60% das empresas beneficiárias inovaram em processos, produtos e serviço.

– O financiamento possibilitou a abertura de mercados – explicou Peçanha. 

Leia a notícia no Diário Oficial.





Esta notícia foi publicada na Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro
http://www.ioerj.com.br/portal

Endereço desta notícia:
http://www.ioerj.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=7791