Bombeiros realizam seminário de salvamentos em locais confinados

Data 29/03/2017 09:30:14 | Assunto: Diário Oficial

 Cem militares do Rio e de outros estados vão participar de palestras e oficinas



 

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro realiza, entre os dias 3 e 7 de abril, o primeiro seminário do país voltado exclusivamente para salvamentos em espaços confinados. Durante cinco dias, cerca de 80 bombeiros do Rio e 20 de outros estados vão participar, no Complexo de Ensino Coronel Sarmento, em Guadalupe, de uma série de palestras técnicas e oficinas práticas sobre o tema.

Inspirado em eventos similares que ocorrem na Europa, o seminário vai oferecer aos alunos a possibilidade de vivenciar situações-problema, simulando atendimentos em galerias subterrâneas, poços, tanques, cisternas, tubulações e silos. O objetivo é melhorar o tempo-resposta dos salvamentos em espaços confinados, com a aplicação de novas técnicas e o uso de equipamentos mais versáteis.

De acordo com o comandante do Centro de Instrução Especializada de Bombeiros (CIEB), capitão Fábio Contreiras, as palestras serão ministradas por engenheiros do setor de segurança do trabalho, médicos e bombeiros militares.

– As bases práticas vão trabalhar, entre outros, a utilização de detector de gases; o atendimento pré-hospitalar a vítimas em espaços confinados; a utilização de dispositivos de retirada de vítima; a reanimação cardiopulmonar em bombeiros acidentados; e o rapel em condição de baixa visibilidade; o salvamento em cisternas, tubulações aéreas, poços e, ainda, de vítimas submersas. A expectativa é de que os participantes possam transmitir as informações recebidas às suas unidades operacionais de origem, agindo como multiplicadores – disse o capitão. 

Leia a notícia no Diário Oficial.





Esta notícia foi publicada na Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro
http://www.ioerj.com.br/portal

Endereço desta notícia:
http://www.ioerj.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=7684