Rio gerou mais de 200 mil novos empregos em 2011

Data 31/01/2012 08:40:00 | Assunto: Diário Oficial

Obras e grandes investimentos ajudaram a criar postos com carteira assinada. O secretário de Trabalho e Renda, Sérgio Zveiter, diz que a expectativa é quebrar novos recordes de emprego em 2012.


Com a economia em franca expansão, o Estado do Rio obteve resultados positivos no que se refere à geração de empregos formais em 2011. Foram criados 202.495 novos postos de trabalho com carteira assinada, segundo dados da Secretaria de Trabalho e Renda.

A capital fluminense lidera o ranking no estado com 101.421 novas vagas. O número colocou a cidade do Rio em segundo lugar entre os municípios que mais geraram emprego no País.

Entre as cidades fluminenses, Macaé ocupa a segunda posição, com 12.342 novos postos de trabalho, seguida por Niterói, com 8.067 contratações.

- O Rio passa por um momento único. São muitas obras até a Copa e as Olimpíadas. Caminhamos para uma economia de serviços. Temos ainda grandes investimentos como o Comperj e o POrto do Açu. A expectativa é quebrar novos recordes de emprego em 2012 - disse o secretário de Trabalho e Renda, Sergio Zveiter.

Qualificação profissional para quem busca oportunidade

O mercado de trabalho busca profissionais capacitados e, em alguns setores em expansão, como a Construção Civil, falta mão de obra qualificada. Para diminuir esse déficit, a Secretaria de Ciência e Tecnologia oferece cursos profissionalizantes em todo o estado, cuja procura tem sido crescente.

No ano passado, foram mais de 220 mil vagas de qualificação. Em 2012, o número deve ser quase 30% maior.

- Vamos oferecer mais de 280 mil vagas em 2012. Queremos colocar CVTs dentro dos Cieps, com capacitação profissional para quem está concluindo o Ensino Médio. Outro caminho é ampliar os cursos de solda e de automação industrial, necessários para atender grandes empresas e polos industriais. Os CVTs e Ceteps também oferecem cursos de idiomas, essenciais para a capacitação para a Copa e Olimpíadas - afirmou o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.





Esta notícia foi publicada na Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro
http://www.ioerj.com.br/portal

Endereço desta notícia:
http://www.ioerj.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=760