Corredor viário será revitalizado

Data 20/02/2017 09:50:35 | Assunto: Diário Oficial

 Trecho Pavuna-Arco Metropolitano fica próximo às vias Light e Dutra


 

O projeto de revitalização do corredor viário Pavuna-Arco Metropolitano começa a ganhar corpo, com a decisão da Câmara Metropolitana de Integração Governamental de buscar a reestruturação urbana do entorno da via férrea, sem a retirada do transporte de cargas. O trecho ferroviário fica próximo a duas vias expressas, a Via Light, do lado esquerdo no sentido Pavuna-Nova Iguaçu, e pela Via Dutra, no lado direito.

No workshop realizado na semana passada, foram apresentadas três possibilidades de intervenção: o reforço do transporte ferroviário de carga, com possibilidade de duplicação do trecho; a utilização do transporte coletivo não segregado ao transporte de cargas; e a opção de transferência do ramal de cargas para o trecho ferroviário entre Ambaí, em Nova Iguaçu, e São Bento, em Duque de Caxias, hoje desativado.

POTENCIAL

De acordo com Vicente Loureiro, diretor-executivo da Câmara Metropolitana, o trecho - com 18 quilômetros de extensão e que liga o bairro da Pavuna, no Rio de Janeiro, até Santa Rita, em Nova Iguaçu, passando por São João de Meriti, Mesquita e Belford Roxo -, tem cerca de 430 mil habitantes no seu entorno e um grande potencial de desenvolvimento urbano e econômico.

Todo o projeto é financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), sem contrapartida financeira do Estado.

Leia a notícia no Diário Oficial.





Esta notícia foi publicada na Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro
http://www.ioerj.com.br/portal

Endereço desta notícia:
http://www.ioerj.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=7561