Novos trens chineses desembarcam no Rio para reforçar a frota

Data 13/01/2012 09:10:00 | Assunto: Diário Oficial

As três composições devem começar a circular em março, após fase de testes em Deodoro. Os trens têm interiores mais amplos e são equipados com ar-condicionado e circuito interno de TV.


Mais três novos trens comprados na China para reforçar o sistema ferroviário, operado pela concessionária SuperVia, já estão em solo carioca. O desembarque aconteceu ontem, na Zona Portuária do Rio.

Os trens, cada um com quatro vagões, devem entrar em operação no começo de março, após um período de testes na oficina da SuperVia, em Deodoro. Cerca de 30 técnicos do consórcio chinês responsável pela fabricação estão no Rio para acompanhar as simulações.



Cada composição tem capacidade para transportar 1,3 mil passageiros. Os trens, todos com ar-condicionado, têm interiores mais amplos, painéis de LED e circuito interno de TV.

Os três trens se juntam ao primeiro, que chegou em setembro de 2011 ao Rio e está em fase de testes. A previsão é que entre em circulação em fevereiro.

- Em breve, a população poderá fazer viagens por trem com conforto e segurança - afirmou o secretário de Transportes em exercício, Sebastião Rodrigues.


Investimentos ferroviários

Os quatro trens que já estão em solo carioca integram um conjunto de 30 composições modernas e com ar-condicionado, adquiridas pelo Estado no ano passado, ao custo total de US$165 milhões. Os 26 trens restantes chegam até julho. A previsão é que todas as composições estejam em circulação em setembro deste ano.

O Governo do Estado vem fazendo investimentos no sistemas desde 2007, para preparar a cidade para os grandes eventos que sediará nos próximos anos. Ao Estado ainda cabe a compra de mais 60 novos trens refrigerados, cuja licitação será concluída em 27 de fevereiro. Em conjunto com a SuperVia, serão investidos R$2,4 bilhões na aquisição de 120 novos trens e na reforma de 73 composições antigas.


 





Esta notícia foi publicada na Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro
http://www.ioerj.com.br/portal

Endereço desta notícia:
http://www.ioerj.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=705