CICC monitora áreas para as operações Segurança Presente

Data 27/07/2016 09:25:41 | Assunto: Diário Oficial

 Imagens captadas no Centro de Comando e Controle são repassadas às equipes



 

O início da terceira etapa da Operação Segurança Presente no Centro do Rio traz uma novidade ao esquema de segurança: o monitoramento da área por câmeras controladas pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). A iniciativa foi possível graças a um convênio entre as secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e de Segurança, permitindo que todas as áreas cobertas pelos agentes das operações Segurança Presente contem com um sistema de vigilância do CICC.

As informações captadas pelas câmeras do Centro Integrado de Comando e Controle são repassadas para os coordenadores das operações, alertando sobre eventuais ocorrências e orientando o deslocamento das equipes para a prisão de criminosos em flagrante e na prevenção de delitos.

Para o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Paulo Melo, o acordo de cooperação com a Secretaria de Segurança reforça a proposta das operações de unir esforços para o combate ao crime.

– Nossas operações são mais um braço de apoio na luta contra a violência. A partir de agora, os agentes da Segurança Presente contam com mais uma ferramenta de trabalho. As câmeras multiplicaram o alcance das nossas ações e darão aos policiais mais chances de evitar os roubos e furtos – explicou o secretário.

Para Paulo Melo, o sistema de monitoramento por câmeras no CICC será fundamental durante o período dos Jogos Olímpicos, que começam no próximo dia 5 de agosto.

– Durante as Olimpíadas, quando a cidade vai fervilhar e a área do Centro estará repleta de pessoas será preciso todos os recursos tecnológicos para ajudar na segurança da festa – ressaltou Melo.

Nova etapa no Centro

Com a terceira etapa iniciada ontem, o Centro do Rio conta com 528 agentes para patrulhar a região, que vai da Zona Portuária até a Avenida Beira Mar – onde fica o Aeroporto Santos Dumont. O policiamento é realizado a pé, de bicicletas e motos, todos os dias, das 6h30 às 22h30.

Devido ao tamanho e grande concentração de pessoas na região, a Operação Centro Presente foi dividida em três áreas, cada uma com um coordenador responsável e uma base de apoio, montada em um micro-ônibus, doado pela Prefeitura do Rio, equipado com câmeras e computadores. A base inaugurada ontem está no Largo da Carioca, e as demais na Praça Mauá e Praça XV.

Desde que iniciou a primeira etapa da operação no Centro do Rio de Janeiro, em 4 de julho, sete mandados de prisão foram cumpridos e 140 pessoas foram presas por posse de drogas, contravenção penal, roubo, furto, posse de arma branca, entre outros crimes.

– Com a entrada da terceira equipe em ação, o centro cultural e financeiro da cidade estará coberto pelos policiais. Observamos o aumento no número de famílias e turistas na região e, isto, se deve ao reforço no policiamento – destacou o secretário Paulo Melo.

Ao todo, a operação conta com 66 bicicletas, 27 motos e 15 viaturas (carros e vans). As equipes utilizam câmeras para filmar as abordagens e são monitoradas por GPS, dando mais credibilidade e transparência às ações.

O investimento na Operação Centro Presente soma R$ 47 milhões anuais, com o pagamento de salários dos agentes e despesas operacionais, como uniformes, materiais e combustível. O custo será dividido entre a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Fecomércio RJ. Toda gestão operacional e administrativa das operações é de responsabilidade do Governo do Estado. A Fecomércio e a Prefeitura são parceiros investidores.

Diversos órgãos públicos atuam integrados na Operação Centro Presente como a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos; Polícia Militar; Polícia Civil; Comando Militar do Leste; Secretaria Executiva de Coordenação de Governo da Prefeitura; Guarda Municipal; as secretarias municipais de Ordem Pública, de Desenvolvimento Social, de Conservação e de Transportes; e a Comlurb.

Leia a notícia no Diário Oficial.





Esta notícia foi publicada na Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro
http://www.ioerj.com.br/portal

Endereço desta notícia:
http://www.ioerj.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=6888