Viaduto na Baixada Fluminense vai beneficiar 2.3 milhões de pessoas

Data 03/01/2012 15:00:00 | Assunto: Diário Oficial

Obra, orçada em R$ 19.7 milhões, também inclui a construção de ponte sobre o Rio Sarapuí.


Uma antiga reivindicação dos moradores dos municípios de Nilópolis e Mesquita, na Baixada Fluminense, começa a tomar forma. As obras do viaduto que ligará os dois municípios está em ritmo acelerado. Além do elevado, estão previstas ainda a construção de uma ponte sobre o Rio Sarapuí e a urbanização das ruas Carmela Dutra, Rufino Gonçalves e Avenida Presidente Costa e Silva, próximas à Vila Olímpica de Nilópolis.

A obra, no valor de R$ 19,7 milhões, conta atualmente com 180 profissionais. A expectativa é de que, nos próximos dias, esse número duplique e os trabalhadores atuem  24 horas por dia, principalmente nas áreas de pavimentação, urbanização do entorno, com plantio de grama na cabeceira do viaduto ao lado do complexo esportivo.

Segundo o secretário de Obras, Hudson Braga, o elevado será uma via essencial para os dois municípios, porque vai assegurar a fluidez do tráfego na região. Atualmente, os veículos são obrigados a percorrer mais de cinco quilômetro para fazer a travessia entre as duas cidades.

– O viaduto e a ponte vão facilitar o acesso à estação Pavuna do metrô, através da Via Light e da Estrada do Rio do Pau. As obras vão beneficiar diretamente 220 mil moradores das duas cidades e, no geral, 2,3 milhões de pessoas, englobando os habitantes de Queimados, Nova Iguaçu, Belford Roxo e São João de Meriti – afirmou o secretário.

Estações de trens serão terminais intermodais

As obras do viaduto estão localizadas entre as estações ferroviárias de Nilópolis e de Édson Passos, em Mesquita, exatamente na divisa entre os dois municípios. Os serviços vão eprmitir que esses terminais sejam transformados em importantes pontos intermodais de transportes.

Por essa área trafegam muitos ônibus municipais e intermunicipais, além de linhas de integração com o metrô e vans.Leia esta matéria em página colorida noDiário Oficial desta terça-feira.






Esta notícia foi publicada na Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro
http://www.ioerj.com.br/portal

Endereço desta notícia:
http://www.ioerj.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=679