Hospital estadual é o primeiro do País no atendimento a traumas

Data 03/01/2012 09:26:50 | Assunto: Diário Oficial

Unidade em Paraíba do Sul realizou três mi8l cirurgias e mais de 15 mil exames em 2011. Centro é o segundo no ranking nacional de cirurgias ortopédicas.


Instalado em Paraíba do Sul, na Região Centro-Sul fluminense, o Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu fechou seu primeiro ano de funcionamento ocupando o primeiro lugar no ranking nacional no atendimento ao trauma e a segunda colocação na realização de cirurgias ortopédicas de alta e média complexidades. A unidade realizou 3 mil procedimentos cirúrgicos de janeiro a dezembro de 2011.

Inaugurado em junho de 2010, o hospital cumpre a função de atender a uma parcela da população que, até então, tinha que se deslocar do interior para a capital em busca de atendimento no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia(Into). As cirurgias eletivas e os exames complementares, como tomografia e ultrassonografias, são regulados pela Central de Regulação. Já nas operações de trauma, os pacientes são referenciados pelas unidades de saúde responsáveis pelo primeiro atendimento dos casos.

Mensalmente, o Hospital Dona Lindu realiza, em média, 250 cirurgias, 2.3 mil atendimentos ambulatoriais e 15.4 exames, feitos por uma equipe especializada composta por 263 funcionários e 85 médicos. A unidade conta com aparelhos de alta tecnologia, como um tomógrafo de 16 canais, e uma estrutura composta por 72 leitos, sendo sete de UTI; quatro salas cirúrgicas; consultórios ambulatoriais e centro de imagem.

Além da estrutura de ponta e de um corpo de funcionários qualificados, o hospital faz investimentos no trabalho de vigilância pós-alta e, com isso, conseguiu manter o índice de infecção hospitalar em uma média de 1.9%. pelos padrões internacionais, o percentual preconizado para cirurgias ortopédicas é de 5%.

Ao longo de 2011, também foram realizados programas de capacitação para os profissionais, por meio de cursos e treinamentos.


Leia esta e outras notícias completas no Diário Oficial de hoje

.





Esta notícia foi publicada na Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro
http://www.ioerj.com.br/portal

Endereço desta notícia:
http://www.ioerj.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=676