Detran alerta sobre perigos de usar o celular ao volante

Data 22/12/2015 09:25:19 | Assunto: Diário Oficial

Campanha educativa busca conscientizar a população no Estado do Rio



O número de multas geradas pelo uso de celular ao volante, que vinha caindo desde 2012, voltou a aparecer no ranking das 10 infrações mais cometidas no estado. Por conta disso, o Detran realiza durante este mês  campanha educativa, para alertar motoristas e também pedestres sobre os perigos do uso displicente do aparelho.

Até o mês de outubro deste ano, a infração foi responsável por 74.053 autuações no Rio de Janeiro. Somente em outubro deste ano, foram aplicadas 9.646 multas por dirigir utilizando os celulares, 71% a mais do que no mesmo período do ano passado e a maior taxa desde maio de 2013. Com o aumento, os riscos para pedestres e condutores que usam celular no trânsito também cresceram.


“Três segundos de distração ao volante são suficientes para provocar um acidente de trânsito. 

Dependendo da velocidade do carro, o motorista pode causar um acidente grave. Já o pedestre fica tão concentrado que não vê o sinal fechado. A situação não é interessante para nenhum dos atores envolvidos”, explicou a diretora de Habilitação do Detran, Janete Bloise.

Quem é flagrado dirigindo ao celular, mesmo que esteja usando fones de ouvidos plugados em aparelhos eletrônicos, precisa desembolsar R$ 85,13 de multa, além de receber quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Para Janete, o crescimento no número de casos ainda não é um reflexo da mudança de comportamento e, sim, da maior fiscalização.


“Não vemos uma mudança de atitude. Além de falar ao celular, os motoristas ainda digitam mensagens, o que agrava a falta de concentração”,  disse Janete.

Além da campanha publicitária, o Detran também fará ações com distribuição de folhetos educativos nos dias 28 e 29 deste mês, visando conscientizar os condutores. As ações acontecem das 9h às 11h nos pedágios da rodovia Rio-Teresópolis (28/12) e da Ponte Rio-Niterói (29/12).


Leia a notícia no Diário Oficial


 





Esta notícia foi publicada na Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro
http://www.ioerj.com.br/portal

Endereço desta notícia:
http://www.ioerj.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=6065