Árbitro Pacificador chega à Barreira do Vasco

Data 15/05/2015 09:32:10 | Assunto: Diário Oficial

Jovens da comunidade pacificada poderão apitar em jogos de futebol



Com o objetivo de formar jovens de comunidades pacificadas para apitar em jogos de futebol, o projeto Árbitro Pacificador iniciou uma nova turma na comunidade Barreira do Vasco. A aula inaugural aconteceu no início desta semana e contou com a presença dos alunos do programa do Instituto  Gol de Letra.

A ideia de levar o projeto para a comunidade partiu da equipe de Relações Públicas da UPP Barreira/Tuiuti. O soldado Daniel Wilson, coordenador do projeto e lotado na UPP Santa Marta, aceitou o convite de imediato, pois seria uma possibilidade de formar novos alunos para serem incluídos no mercado de trabalho.

“Na primeira aula, já iniciamos a parte prática da qualificação. Esse curso de arbitragem é amador, mas abre muitas portas para o mercado”, disse o soldado.

Em quase uma hora de aula, Daniel falou um pouco sobre o trabalho de arbitragem e mostrou na prática como é a função do bandeirinha, juiz etc. Um dos destaques do primeiro dia foi o adolescente Higor dos Santos Bastos, que mostrou para o professor que já domina um pouco da arte da arbitragem.

“Sou vascaíno e vou assistir aos jogos no São Januário. Sempre que vou à uma partida, fico prestando atenção na arbitragem e acabei aprendendo um pouco”, explicou o jovem.

O projeto Árbitro Pacificador nasceu de uma colaboração com a ONG Zico 10, criada pelo jogador. O objetivo da escola não é apenas formar novos árbitros, mas também conseguir posições estáveis para os ex-alunos.

Projeto beneficiou outras comunidades

A ação foi criada há dois anos e meio no Santa Marta e já passou pelas comunidades da Rocinha, Prazeres, São João, Macacos e Borel. Até o momento, o projeto formou mais de 60 jovens e adolescentes, que hoje apitam em torneios regionais, partidas amistosas entre policiais, além de jogos em condomínios residenciais da cidade.


Leia a notícia no Diário Oficial





Esta notícia foi publicada na Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro
http://www.ioerj.com.br/portal

Endereço desta notícia:
http://www.ioerj.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=5126