Educação inicia aplicação das provas do Saerjinho

Data 14/04/2015 09:46:43 | Assunto: Diário Oficial

Avaliação bimestral monitora o desempenho escolar dos alunos da rede estadual 


 A Secretaria de Educação aplicará hoje e amanhã (15/4), as provas do Saerjinho, Sistema de Avaliação Bimestral da Secretaria de Educação. No primeiro dia, serão testados os conhecimentos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, além da prova de Redação – esta somente para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio Regular e do Curso Normal.


Já no segundo dia, serão cobradas questões de Ciências Humanas – História e Geografia – e Ciências da Natureza, para estudantes do 5º, 6º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Regular, Integrado, Inovador, Intercultural e Experimental. Os alunos do Curso Normal, programa Autonomia, programa de Correção de Fluxo e Educação de Jovens e Adultos (EJA) serão avaliados nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.


Ao todo, neste bimestre, 700 mil alunos participarão da prova, sendo a maioria da rede estadual (cerca de 600 mil estudantes). Os demais pertencem aos 74 municípios que aderiram à avaliação para o monitoramento da aprendizagem dos seus estudantes.


As avaliações são organizadas de acordo com a Matriz de Referência do Saerjinho, contemplando, além dos pré- requisitos necessários para os anos/séries avaliados, as competências e habilidades previstas para o bimestre.

 

O objetivo do Saerjinho é identificar deficiências educacionais que, além de corrigidas, servem como base de avaliação para a Secretaria de Educação. 

 

A partir do resultado, as escolas podem implementar ações como o reforço escolar, a elaboração de material pedagógico diferenciado e a participação no programa de formação continuada para professores. A prova também é fundamental para a elaboração de estratégias pedagógicas que ajudem as escolas a  alcançarem as metas.

 

Leia a matéria no Diário Oficial




Esta notícia foi publicada na Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro
http://www.ioerj.com.br/portal

Endereço desta notícia:
http://www.ioerj.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=4993