Programa Rio Rural estimula a recomposição de mata ciliario

Data 10/04/2015 09:31:28 | Assunto: Diário Oficial

Projeto de recomposição de mata ciliar beneficiou propriedade no Norte


 O programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, vem investindo em projetos de replantio da mata ciliar e proteção de nascentes em diversas regiões do estado. A ideia é proporcionar aos produtores mais recursos para superar períodos de estiagem.


 

É o caso do produtor de coco Antônio Amaro Viana, que trabalha na microbacia da Fazenda Tipity, em São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense. Após receber os recursos do projeto, ele adquiriu 600 mudas de árvores diversas, que foram plantadas na margem do rio, recompondo a mata ciliar, o entorno dos açudes, uma encosta de morro e uma nascente. A vegetação às margens dos corpos d’água evita que a água da chuva escoe sobre a superfície e melhora a infiltração no solo. 

 

“Muito bom observar que o seu Antonio acreditou nas propostas do Rio Rural e executou com firmeza os preceitos de que é possível produzir mais preservando o meio ambiente. São casos como esse que nos entusiasmam a levar a metodologia do programa para todo o nosso o estado”, afirmou o secretário de Agricultura, Christino Áureo. 

 

De acordo com o técnico executor do Rio Rural na microbacia Tipity e supervisor da Emater-Rio no município, João Henrique das Posses, a recuperação de áreas degradadas permite a transformação no ecossistema.

 

“Do alto do morro, ela já se destaca na região como a mais verde”, disse o técnico.

 

Leia a matéria no Diário Oficial




Esta notícia foi publicada na Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro
http://www.ioerj.com.br/portal

Endereço desta notícia:
http://www.ioerj.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=4972