Centro Estadual de Transplantes completa um ano

Data 24/02/2014 09:42:55 | Assunto: Diário Oficial

Serviço é o segundo maior transplantador de fígado do país



O Centro Estadual de Transplantes completou um ano de funcionamento na sexta-feira (21/2), com números positivos. Foram realizados 249 transplantes, sendo 160 de rim e 89 de fígado. Com um índice de sucesso de 87%, o serviço é hoje o segundo maior transplantador de fígado do país. Apenas na primeira semana deste mês, o centro contabilizou um transplante por dia. 

O serviço, que funciona no Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca, foi o primeiro da Secretaria de Saúde a realizar transplantes de rim e fígado. Até então, apenas hospitais federais, universitários e conveniados eram credenciados como unidades transplantadoras.

"Estes números mostram que estamos trilhando um caminho de excelência em um serviço público de transplantes que funciona e responde a todas as necessidades dos pacientes e médicos. Com o suporte do Governo do Estado, vamos ampliar ainda mais o serviço", afirmou o coordenador do Centro e presidente da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, Lúcio Pacheco.

O serviço conta com centro cirúrgico, com cinco salas e aparelhos de ponta para realizar cirurgias de alta complexidade, UTI e ambulatório, totalizando um investimento de R$ 3 milhões.

O auxiliar administrativo Leandro Carqueja, de 32 anos, foi o primeiro paciente do centro submetido à cirurgia de transplante de rim, depois de uma espera de oito anos.

"Estou muito melhor. Minha alimentação ainda tem restrições, para que eu mantenha uma vida saudável, mas a principal mudança é que eu posso beber água à vontade", disse Leandro.


Leia a matéria no Diário Oficial





Esta notícia foi publicada na Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro
http://www.ioerj.com.br/portal

Endereço desta notícia:
http://www.ioerj.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=3827