Rio tem a menor taxa de desocupação em janeiro nos últimos 11 anos

Data 21/02/2014 09:33:34 | Assunto: Diário Oficial

Segundo pesquisa nacional de emprego, a Região Metropolitana registrou índice de 3,6%



A Região Metropolitana do Rio fechou o mês de janeiro com taxa de desocupação de 3,6%. O índice foi o menor para o mês de janeiro desde 2003, segundo levantamento divulgado ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A Pesquisa Mensal de Emprego revelou ainda que o Rio teve a segunda menor taxa de desocupação entre as seis regiões do país estudadas, superado apenas por Porto Alegre (2,8%). A média nacional ficou em 4,8%.

O rendimento médio real da população ocupada na Região Metropolitana do Rio atingiu R$ 2.148,80 em janeiro. Esse total representa um crescimento de 7,3% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Todos os trabalhadores tiveram ganhos reais em relação a janeiro de 2013, com destaque para os empregados sem carteira assinada no setor privado, cuja expansão foi de 8,4%.

Aumento no rendimento em diversos setores

Em 12 meses, com exceção da área da construção civil, os trabalhadores de todos os grupamentos de atividade tiveram aumento no rendimento. Os destaques foram observados no comércio, nas atividades domésticas e os outros serviços, para os quais a expansão foi de 15,6%, 12,3% e 11,2%, respectivamente.

Em janeiro deste ano, havia na Região Metropolitana do Rio de Janeiro 10,5 milhões de pessoas em idade ativa. Essa população permaneceu  estável na comparação mensal e cresceu 1,1% frente ao mesmo mês de 2013. Dos trabalhadores com idade ativa, 52,1% encontravam-se ocupados, 2,0% desocupados e 46%, não economicamente ativos.


Leia a matéria no Diário Oficial





Esta notícia foi publicada na Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro
http://www.ioerj.com.br/portal

Endereço desta notícia:
http://www.ioerj.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=3819