Rio das Ostras ganha Núcleo de Atendimento à Mulher

Data 19/02/2014 09:31:27 | Assunto: Diário Oficial

Delegacia Legal do município é a oitava no estado a contar com Nuam



O Governo do Estado inaugurou ontem as obras de ampliação da 128ª Delegacia Legal de Rio das Ostras. A unidade passou a contar com um Núcleo de Atendimento à Mulher (Nuam), que tem previsão de iniciar suas atividades em março deste ano. O Nuam de Rio das Ostras é o oitavo inaugurado pelo Estado. Já estão em funcionamento núcleos nas Delegacias de Polícia (DPs) de Barra Mansa, Valença, Santa Cruz, Rocinha, Complexo do Alemão, Guarus e Petrópolis.

“O Nuam reforça o interesse do governo em dar continuidade a uma política pública voltada ao atendimento de mulheres vítimas de violência. São policiais capacitados para tratar destes casos” disse o chefe de Polícia Civil, Fernando Veloso.

Inaugurada em 2008, esta é a primeira unidade do Programa Delegacia Legal a ser ampliada.

O crescimento demográfico da região motivou a reforma. Por mês, são realizados cerca de 600 boletins de ocorrência e, para dar conta de todo o trabalho, a delegacia aumentou o seu quadro de funcionários para 33. No total, foram investidos R$ 656.984,72 nas obras e nos novos equipamentos.

Durante a reforma da Delegacia Legal de Rio das Ostras, que durou cerca de seis meses, foram construídos postos de investigação preliminar e de investigação de seguimento, além das salas de reconhecimento e atendimento social.

“A vantagem da utilização de um projeto modular é a garantia de ampliação das unidades policiais. Estamos trabalhando para cumprir as principais metas do Delegacia Legal, que foi a eliminação das carceragens nas delegacias policiais, melhoria das condições de trabalho para o policial nas delegacias com as novas instalações e a informatização do trabalho policial” explicou César Campos, coordenador do programa Delegacia Legal, que já inaugurou 150 unidades em todo o estado.

Novas delegacias especializadas.

Além da inauguração de Nuams, o combate à violência contra a população feminina também terá o reforço de novas Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher (Deams). Estão previstas para este ano as inaugurações de quatro unidades.

Criadas com o objetivo de realizar ações de prevenção, apuração e investigação em casos de violência contra as mulheres, as DEAMs já estão presentes em 12 localidades do estado: nos bairros de Campo Grande, Jacarepaguá e Centro, no Rio de Janeiro, e também nos municípios de Belford Roxo, Volta Redonda, Niterói, São João de Meriti, Nova Friburgo, Duque de Caxias, Cabo Frio, Nova Iguaçu e São Gonçalo.


Leia a matéria no Diário Oficial





Esta notícia foi publicada na Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro
http://www.ioerj.com.br/portal

Endereço desta notícia:
http://www.ioerj.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=3804