Central de Interpretação de Libras amplia atendimento

Data 14/02/2014 09:49:31 | Assunto: Diário Oficial

Serviços de tradução da Linguagem de Sinais beneficiam 4 mil pessoas



Tiago Cardoso agenda um exame audiométrico, enquanto Jéssica de Souza recebe informações de como solicitar a carteira de habilitação. Os jovens, moradores da Baixada Fluminense, fazem parte do universo de cerca de 4 mil pessoas com deficiência auditiva que estão sendo atendidas pelos intérpretes da primeira Central de Interpretação de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) do estado, na cidade de Queimados. 

“Não tinha documentos de identificação, somente certidão de nascimento, porque era difícil ser compreendido. Com a ajuda dos intérpretes, consegui fazer a documentação” disse Tiago, de 26 anos.

Jéssica comemora a chance de ganhar mais autonomia com o auxílio da central, inaugurada em novembro do ano passado e fruto da parceria entre a Secretaria de Assistência Social e o Governo Federal.

“Sempre tive que andar com a minha mãe, que me ajudava na interpretação” afirmou a jovem, de 24 anos.

Unidade ganha veículo.

Na central, os serviços funcionam por meio de chats virtuais, em que o intérprete se comunica com o beneficiado à distância, com uso de webcam, para agendamento e acompanhamento de consultas médicas, entrevistas de emprego e outros serviços.

Neste mês, a unidade – que conta com quatro intérpretes e um coordenador – ganhou um veículo do Estado para ampliar a oferta de serviços de tradução e interpretação.  Com o novo recurso, o local pode realizar cerca de 60 atendimentos por mês.

“Somos uma ponte, que viabiliza o acesso do surdo aos seus direitos” explicou a coordenadora da central, Graciete Telles.

 


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