Publicações vão ajudar a difundir ciência e tecnologia no estado

Data 13/02/2014 09:35:43 | Assunto: Diário Oficial

Obras serão distribuídas em todas as bibliotecas públicas e colégios da rede



O Governo do Estado lançou ontem três publicações editadas com o apoio da Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa): Mapa da Ciência do Rio de Janeiro, Dicionário da Política Republicana e Cientistas Fluminenses. Com o objetivo de difundir e popularizar a ciência e a tecnologia, as obras serão distribuídas para bibliotecas públicas e escolas estaduais.

“As três publicações contribuem para resgatar a história da Ciência e Tecnologia. Isto vai ajudar a projetar o futuro nestes setores, que ocupam um lugar de destaque no cenário de desenvolvimento do Rio de Janeiro” disse o secretário de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca. 

Investimentos no setor.

Produzida pela Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos) em parceria com a Faperj, a obra Mapa da Ciência tem versão trilíngue – português, inglês e espanhol – e retrata o cenário das instituições de ciência e tecnologia sediadas em território fluminense, refletindo os investimentos públicos no setor.

Já a publicação Dicionário da Política Republicana tem o objetivo de destacar a história política, econômica e cultural, desde a Proclamação da República – em 15 de novembro de 1889 – até o ano de 2009. O trabalho reúne biografias de personalidades no mundo político-administrativo local, além de pessoas com atuação no campo cultural e científico. Apoiado pela Faperj, o dicionário foi organizado e produzido por pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A obra Cientistas Fluminenses é o primeiro volume de uma coletânea de biografias de profissionais do setor, e aborda dez nomes de destaque no cenário nacional: Anísio Teixeira, Carlos Chagas, Carlos Chagas Filho, Cesar Lattes, Edgar Roquete-Pinto, Johanna Döbereiner, José Leite Lopes, Nise da Silveira, Oswaldo Cruz e Vital Brazil. Também apoiado pela Faperj, o livro foi organizado pela editora da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), em parceria com o Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos.

“Queremos despertar novas vocações para a ciência, e obras como estas servem de referência para futuros pesquisadores e cientistas” explicou o presidente da Faperj, Ruy Garcia Marques.


Leia a matéria no Diário Oficial





Esta notícia foi publicada na Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro
http://www.ioerj.com.br/portal

Endereço desta notícia:
http://www.ioerj.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=3782