Parceria garante universidade gratuita para alunos do Estado

Data 13/02/2014 09:33:54 | Assunto: Diário Oficial

Convênio com instituições privadas já beneficia 80 ex-estudantes da rede



As últimas semanas foram recheadas de expectativas para Janderson Martins, de 23 anos, e Grazielle Durante, de 18. Ex-alunos da rede estadual, eles ingressaram no Ensino Superior depois de serem aprovados com bolsa integral em universidades privadas. Os dois fazem parte do grupo de 80 jovens que já foram beneficiados pelo convênio da Secretaria de Educação com Ibmec, PUC-Rio, Unicarioca e Estácio de Sá.

Aprovada no vestibular do Ibmec para cursar Engenharia de Produção, Grazielle ainda não superou o frio na barriga típico de calouros.

“Mal acredito que vou estudar de graça em uma universidade conceituada que meus pais jamais teriam condições de pagar” disse a jovem.

Para Janderson Martins, a bolsa de 100% para cursar Administração na Unicarioca foi um presente pela determinação dos últimos anos. Em 2008, ele parou no 1° ano para trabalhar. Em 2011, conseguiu conciliar o emprego com os estudos e voltou às salas de aula do CIE Miécimo da Silva, em Campo Grande. Agora, já está comemorando por ter se tornado o primeiro neto a cursar faculdade.

“É uma ótima oportunidade, porque não conseguiria pagar mesmo apertando o orçamento” afirmou Janderson.

Enquanto os dois calouros ainda estão se adaptando à nova realidade, Jonatas da Mata, de 19 anos, inicia o 2° período de Administração no Ibmec e estagia no Centro de Empreendedorismo da instituição. Ex-aluno do C.E. Comendador Valentim dos Santos Diniz (Nata), o jovem bolsista já conseguiu fechar contrato com a Prefeitura de Niterói para colocar em prática o projeto Arte Expressa.

“Tenho muito que agradecer pela chance de estar em uma universidade desse porte. Cresci em pouco tempo” disse o universitário.

Gratuidades começaram em 2013.

As bolsas obtidas por Jonatas, Janderson e Grazielle são resultado de um convênio iniciado no primeiro semestre de 2013 com o Ibmec. No primeiro ano, a instituição cedeu 12 gratuidades para alunos da rede estadual que passaram pelo processo seletivo. O número de bolsas quase dobrou no segundo semestre, com a chegada da Unicarioca. Este ano, após parceria fechada com a PUC e a Estácio, 47 jovens ingressaram em faculdades privadas sem pagar pelos cursos de graduação e de tecnólogo.


Leia a matéria no Diário Oficial





Esta notícia foi publicada na Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro
http://www.ioerj.com.br/portal

Endereço desta notícia:
http://www.ioerj.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=3781