Política de Pacificação chega à Baixada Fluminense

Data 10/02/2014 10:07:21 | Assunto: Diário Oficial

Comunidade da Mangueirinha, em Caxias, é a 1ª fora da capital a ganhar UPP



O bairro Centenário, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, recebeu na sexta-feira (7/2) a 37ª UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) do estado e a primeira fora da capital. A UPP Mangueirinha vai beneficiar mais de 20 mil pessoas de cinco comunidades: Mangueirinha, Pedra do Sapo, Corte 8, Santuário e Centenário. A região, que já contava com uma Companhia Destacada desde agosto do ano passado, era patrulhada por 180 policiais e agora passa a contar com 220 homens.

Além da sede da UPP, que ficará no topo da comunidade, haverá ainda quatro bases avançadas de apoio.

"Pelo que vi aqui, de obras, lazer, asfaltamento, regresso das crianças para as escolas, sei que esta unidade pode se tornar um modelo. Acho que a UPP é um passo para que tudo isto aconteça", disse o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame.

Para o comandante-geraldas UPPs, coronel Frederico Caldas, a instalação da Companhia Destacada, em 2013, vai facilitar o trabalho de aproximação dos policiais na comunidade.

"A gente já chega em uma área retomada, estabilizada. O relato dos policiais que estavam aqui aponta para uma recepção muito grande da população", explicou o coronel.

Com dez anos de experiência na Polícia Militar, o capitão Bruno Leite passou pelas UPPs da Cidade de Deus, Chatuba e Complexo do Alemão antes de ser escolhido para comandar a unidade da Mangueirinha.

"O objetivo principal é garantir a segurança para que as iniciativas públicas e privadas possam entrar no Complexo da Mangueirinha e melhorar a qualidade de vida das pessoas", afirmou o comandante.[


Leia a matéria no Diário Oficial





Esta notícia foi publicada na Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro
http://www.ioerj.com.br/portal

Endereço desta notícia:
http://www.ioerj.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=3765