Primeira exposição do ano leva cores e traços fortes à Sala de Cultura

Data 07/02/2014 16:50:00 | Assunto: Imprensa Oficial

“Ecletismo Pictórico”, de Brasil Goulart, permanece em cartaz até o dia 28 de março na Sala de Cultura Leila Diniz






Na noite de quinta-feira, dia 06/02, foi inaugurada na Sala de Cultura Leila Diniz a primeira mostra do ano de 2014: Ecletismo Pictórico. Do artista plástico Brasil Goulart, a exposição exibe pinturas ecléticas e com traços orientais no jeito de pintar.

Suas obras retratam, em sua maioria, pescadores, barcos e peixes. Ele explica a preferência. “Se eu tivesse que representar a figura de todos os trabalhadores em um só, certamente usaria o pescador”, afirma. Em suas telas, Gourlart leva ao público um festival de cores e momentos que causam reflexão.

Através de seus traços, ele busca amenizar a pressão do dia-a-dia. “Nesse mundo cinza em que vivemos hoje, com tanta violência, eu vim com a missão de colorir. Quero que as pessoas embarquem nessa mesma frequência e levem um pouco dessa cor, desse amor que sinto pelo que faço para as suas vidas”, comentou. 

Goulart, que em seu acervo possui mais de mil obras, incluindo telas, esculturas, entalhes e cerâmica, incorpora o estilo sumiê, uma técnica de pintura surgida na China e difundida no Japão. Aliado a isso, demonstra vasto ecletismo cultural e racial, característica do mundo onde nascemos e vivemos. Brasil Goulart fez questão de enfatizar a importância da arte. “Acho que esses espaços têm de existir a cada esquina. Esse vai ser o grande remédio pro mundo: a música, a pintura, a arte que te leva pra um outro estado de espírito. Eu acho que é isso, um processo de cura. Espero que essa cromoterapia atinja a todos que entrem aqui”, disse o artista.



Serviço

Exposição Ecletismo Pictórico

Local
: Sala de Cultura Leila Diniz

Endereço: Rua Professor Heitor Carrilho, 81, Centro, Niterói.

Data: 6 de fevereiro a 28 de março

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 17h.

Entrada franca





Esta notícia foi publicada na Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro
http://www.ioerj.com.br/portal

Endereço desta notícia:
http://www.ioerj.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=3764