UPAs são modelo de sucesso na Saúde do Rio

Data 07/02/2014 09:40:30 | Assunto: Diário Oficial

Taxa de resolução de casos ultrapassa 99,5%



Implementadas a partir de 2007, as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) representam um modelo de sucesso na saúde pública do Estado do Rio, uma vez que ajudam a reduzir o fluxo de pessoas nas grandes emergências de hospitais. Uma das evidências do êxito das unidades é que a taxa de resolução de casos ultrapassa 99,5%, ou seja, quase a totalidade dos pacientes começa e encerra seu atendimento nas UPAs.

Até o momento, o Estado já investiu mais de R$ 300 milhões na construção das UPAs e reserva cerca de R$ 1 bilhão por ano para sua manutenção. Atualmente, há 54 unidades em 28 cidades do estado.

Devido ao sucesso do modelo, as unidades também têm sido replicadas pelo território nacional, fazendo parte das ações do governo federal para a saúde pública. O projeto também foi importado pela Argentina, que já inaugurou uma UPA m Buenos Aires.

Mais de 20 milhões de atendimentos.

Até o dia 2 de fevereiro, foram realizados 20,76 milhões de atendimentos nas unidades e 18 milhões de exames laboratoriais e de Raios-x. Mais de 146,83 milhões de medicamentos já foram distribuídos nas UPAs do estado.


Leia a matéria no Diário Oficial





Esta notícia foi publicada na Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro
http://www.ioerj.com.br/portal

Endereço desta notícia:
http://www.ioerj.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=3760