Rio Rural desenvolve pesquisas para auxiliar pequenos produtores

Data 07/02/2014 09:37:03 | Assunto: Diário Oficial

Agricultores de onze municípios são orientados pelos núcleos de pesquisa



Pesquisas no setor agrícola ajudam a desenvolver o cultivo em propriedades de pequenos produtores de 11 municípios. Os estudos são desenvolvidos pelas Unidades de Pesquisa Participativa, implantadas pelo programa Rio Rural para fomentar a agroecologia e apoiar a adaptação de práticas de manejo sustentável. Os estudos são executados pela Pesagro, vinculada à Secretaria de Agricultura.

Os núcleos de pesquisa – que atuam desde 2008 – fornecem acesso a tecnologias sustentáveis e metodologias agrícolas diversificadas, a partir de demandas das comunidades, que incluem técnicas como as de cultivo protegido em estufa e a produção de biofertilizantes.

Em São João da Barra, no Norte Fluminense, uma unidade de pesquisa auxiliou o agricultor Sebastião Rangel na implantação de um sistema de cultivo conhecido como mandala adaptada, em que o plantio é feito em círculos, com alternância de culturas, e um minhocário no centro, para produção de húmus. Com o apoio do programa, o agricultor também passou a fabricar um fertilizante natural.

“Com a unidade, temos acesso mais fácil às tecnologias, o que é melhor para mim, para os consumidores e o meio ambiente” disse o agricultor familiar, que, além do fertilizante, produz vegetais como alface e quiabo.


Leia a matéria no Diário Oficial





Esta notícia foi publicada na Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro
http://www.ioerj.com.br/portal

Endereço desta notícia:
http://www.ioerj.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=3758