Agricultores fluminenses terão cadastro ambiental

Data 04/11/2013 12:32:17 | Assunto: Diário Oficial

Proprietários terão que fornecer informações das áreas cultivadas



A área rural do estado agora também será mapeada pelo Sistema Integrado do Cadastro Ambiental Rural (CAR). A ferramenta foi lançada, na sexta-feira (1/11), em cerimônia realizada no Inea (Instituto Estadual do Ambiente). Com a criação do CAR, os agricultores deverão, obrigatoriamente, se cadastrar no registro público eletrônico e fornecer informações das suas propriedades.

Parte integrante do processo de implantação do novo Código Florestal (Lei 12.651/2012), o cadastro tem o objetivo de identificar áreas de reservas legais em todo o país, visando combater o desmatamento, proteger e recuperar a vegetação, facilitar o monitoramento e promover a sustentabilidade econômica do território. A inscrição no CAR pode ser feita de forma gratuita pelo site www.car.gov.br.

Para facilitar o acesso dos proprietários rurais à ferramenta de legalização, a Secretaria do Ambiente vai criar comitês nas bacias hidrográficas para dar suporte técnico aos interessados. Dos cerca de 67 mil produtores que exploram áreas rurais, apenas 10% têm demarcado suas reservas legais e Áreas de Preservação Permanente (APP).

A ministra do Ambiente, Izabella Teixeira, destacou que o cadastro é essencial.

"Vamos poder separar quem tem ativo florestal ou área de preservação", afirmou a ministra.


Leia a matéria no Diário Oficial.





Esta notícia foi publicada na Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro
http://www.ioerj.com.br/portal

Endereço desta notícia:
http://www.ioerj.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=3355