Logotipo IOERJPágina Principal
segunda, 21 de agosto de 2017
Menu
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.
Notícias
Diário Oficial : Começa hoje nova forma de avaliação da Educação Básica do estado do Rio
em 13/04/2011 10:20:00 (4248 leituras)


Imprensa OficialO pôster que vem no Diário Oficial de hoje traz informações sobre o novo método de avaliação da Educação Básica do Estado do Rio de Janeiro, o Saerjinho. A partir desta quarta-feira, alunos da rede estadual de ensino testarão seus conhecimentos em língua portuguesa e matemática. A cada bimestre, estudantes do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio serão submetidos a provas das duas disciplinas. Chamado de Sistema de Avaliação Bimestral do Processo de Ensino e Aprendizagem, o Saerjinho tem como objetivo permitir à Secretaria Estadual de Educação detectar as dificuldades de aprendizagem de todas as turmas.

A secretaria se baseará nos resultados dessas avaliações para ajustar as práticas docentes à realidade dos estudantes. Com isso, planeja traçar políticas públicas de melhoria da qualidade da educação básica. Desenvolvido a partir do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ), o Saerjinho terá provas de língua portuguesa com foco em leitura e de matemática, baseada na solução de problemas. Os exames serão aplicados em todas as escolas da rede, nos três turnos, pelos próprios professores que estiverem em classe. A direção de cada colégio estabelecerá o horário mais adequado para a realização das provas, que poderão contar ainda como parte das avaliações bimestrais dos alunos. Os resultados serão disponibilizados na internet.

Criado este ano, os resultados do Saerjinho vão apontar a eficiência e a qualidade do aprendizado em cada uma das escolas. A análise dos desempenhos poderá ser útil em várias áreas do sistema de ensino, segundo o governo do estado.

Os cartazes de conscientização anexados no D.O. podem ser afixados em locais de fácil acesso para que a informação alcance o maior número de pessoas possível. O encarte vem na parte I do Diário Oficial, disponível para assinantes, em bancas de jornais e nas agências do Diário Oficial. Além disso, só no mês de março, foram impressos, na Nova Imprensa Oficial, 4800 cartazes, 10000 cartilhas e 1,5 milhão de filipetas sobre as avaliações bimestrais da Secretária de Educação do Estado, o Saerjinho.

Imprimir