Logotipo IOERJPágina Principal
segunda, 16 de dezembro de 2019
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Detran-Rj amplia serviços para pessoas com deficiência
em 03/12/2019 11:51:49 (176 leituras)


 O Detran-RJ ampliou  o atendimento voltado exclusivamente para pessoas com deficiência este ano e lançou diversos serviços. Já está disponível um novo modelo de carteira de identidade que possibilita que a pessoa com deficiência seja identificada por meio de um ícone no próprio documento. A emissão do Registro Geral (RG) é gratuita e pode ser realizada, mediante agendamento, em qualquer unidade do Detran-RJ. Além do documento, o usuário recebe um cartão que contém as seguintes informações: nome, número do RG, nascimento, tipo de deficiência, uso contínuo (para informar Detran-RJ possível medicação), alergias e contato.


 O cartão pode ainda ser solicitado de forma independente, sem que seja necessária a emissão de uma nova via da carteira. Outra facilidade no atendimento às pessoas com deficiência é a identificação civil em domicílios, hospitais e abrigos para aquelas com impossibilidade de locomoção. A medida segue um protocolo de atendimento e disponibiliza funcionários do departamento para realizarem esse atendimento. Além do documento, as pessoas com deficiência poderão obter o cartão especial de identificação que descreve as necessidades de cada um. 

A maior parte de quem necessita o serviço é formada por pessoas em situação de rua que passaram mal ou se recuperam em hospitais públicos sem o apoio familiar. Há também idosos com poucos recursos financeiros e que moram em localidades de difícil acesso. Responsáveis por hospitais, abrigos ou asilos de idosos que precisem receber os funcionários do Detran para obter apenas documentos de identificação devem enviar e-mail para identificacao. civil@detran.rj.gov.br, contendo o assunto “Solicitação de atendimento domiciliar”. O procedimento também pode ser feito por requerimento endereçado ao Diretor de Identificação Civil. É obrigatória a presença do responsável no momento em que a equipe do Detran estiver realizando o procedimento.


 - Além da Carteira de Identidade para pessoas com deficiência e o atendimento domiciliar, lançamos o novo cartão para pessoas com doença degenerativa de difícil percepção ou comprovação. É mais uma medida para tornar o departamento cada vez mais acessível - explica o presidente do Detran-RJ, Marcelo Bertolucci.


 O cartão da pessoa com deficiência para quem tem doença degenerativa de difícil percepção ou comprovação é oferecido gratuitamente. Para adquiri-lo é necessário agendar o serviço pelo site (www. detran.rj.gov.br) ou pelo teleatendimento (3460-4040 na capital e 0800-0204040 nos municípios do interior). É obrigatório apresentar o laudo médico contendo o CID, junto com os documentos pessoais necessários e comprovante de residência.

Imprimir