Logotipo IOERJPágina Principal
terça, 15 de outubro de 2019
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Governador participa da abertura do Fórum Nacional
em 19/09/2019 16:34:19 (53 leituras)


 O governador Wilson Witzel participou, nesta quinta-feira (19/9), da abertura da sessão especial do Fórum Nacional  na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Centro do Rio. No evento - que reúne  especialistas  para debater a situação fiscal do país e os desafios de crescimento nos estados e no país -Witzel defendeu maior flexibilização das regras do Regime de Recuperação Fiscal para que o governo possa efetuar ações e retomar investimentos em áreas importantes.


 




- Temos ajustes sim a fazer, mas acredito que a recuperação fiscal foi pensada em um modelo com algumas obrigações que não são factíveis. Além disso, ela “amarra” o Rio de Janeiro em investimentos, já que impede ajustes direcionais – disse.


 


No mesmo painel de abertura, o governador do Rio falou ainda sobre alterações nas regras de concessões que possam permitir que os estados gerem riqueza.


 


- Precisamos realizar as reformas trabalhista, tributária, previdenciária e é preciso alavancar as economias dos estados por meio de concessões na área de infraestrutura. Os governadores poderiam fazer concessões de ferrovias, aeroportos, portos  – afirmou.   


 


Ele também enumerou desafios no estado do Rio e no país.


 


- Vamos receber muitos investimentos ligados à indústria do óleo e gás. É importante que consigamos aproveitar este momento para gerar riqueza e mantê-la em nosso estado.  Além disso, precisamos ter um marco regulatório ambiental e tecnológico, por exemplo. Mônaco registrou mais patentes que o Brasil – acrescentou.


 


O Fórum Nacional é a associação dos principais economistas, sociólogos e cientistas políticos do país, iniciada em 1988, com a finalidade de oferecer propostas concretas para a modernização da sociedade brasileira. Em 1991, o Fórum Nacional foi formalizado e adquiriu permanência, com a criação do Instituto Nacional de Altos Estudos (INAE), sociedade civil sem fins lucrativos.


 


O governador do Rio, Wilson Witzel, dividiu a abertura do evento com o governador do Piauí, Wellington Dias. 

Imprimir