Logotipo IOERJPágina Principal
quarta, 19 de junho de 2019
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.
Notícias
Diário Oficial : Secretaria de Governo vai ampliar o Segurança Presente
em 12/02/2019 12:00:00 (73 leituras)




O programa Segurança Presente, que passará a se chamar “Sociedade Segura”, será ampliado para a Barra da Tijuca e Jacarepaguá. A ação também atenderá à região do Maracanã e aos estádios de futebol Maracanã, Engenhão e São Januário, dentro e fora dos equipamentos esportivos. Segundo o secretário de Governo, Gutemberg Fonseca, a ampliação do programa acontecerá por meio de parcerias público-privadas (PPPs).


– As negociações de PPPs com associações comerciais já estão avançadas para o programa beneficiar, até junho, moradores da Barra e de Jacarepaguá. O “Sociedade Segura” deverá chegar também ao bairro do Maracanã. No caso dos estádios, esperamos atender a população já na final do Campeonato Carioca, em abril – disse o secretário de Governo, Gutemberg Fonseca.

O trabalho social, já executado por equipe capacitada de assistentes sociais nas bases da operação, também será reforçado para intensificar o atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Parcerias com a prefeitura do Rio de Janeiro poderão facilitar o acesso a abrigos, por exemplo, entre outras ações.

Núcleo de inteligência

A Secretaria de Governo conta ainda com um Núcleo de Inteligência, que ajudou na prisão de 80 foragidos da Justiça das operações Segurança Presente, Lei Seca e Barreira Fiscal. Em janeiro, foram realizadas 8 mil consultas ao núcleo. Os profissionais do Núcleo de Estatística – que dá suporte às operações e orienta a atuação dos agentes – agora têm acesso ao ISPGeo, ferramenta de análise criminal desenvolvida pelo Instituto de Segurança Pública (ISP).

A Operação Segurança Presente atua nas áreas da Lapa, Méier, Centro, Aterro do Flamengo e Lagoa Rodrigo de Freitas. Recentemente, a ação também passou a atender aos bairros de Ipanema, Leblon e Tijuca. Já no município de Niterói, a operação é feita em parceria com a prefeitura. Em Copacabana, a ação também é realizada com a prefeitura.



 

Imprimir