Logotipo IOERJPágina Principal
quarta, 12 de agosto de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Unidade da Faetec é inaugurada em Mangaratiba
em 30/10/2018 11:19:15 (304 leituras)


O Governo do Estado do Rio, por meio da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, inaugurou uma unidade de qualificação profissional em Mangaratiba, na Região da Costa Verde. Com investimento de mais de R$ 1,9 milhão em infraestrutura, a escola vai formar até 2.120 profissionais por ano.

– É uma alegria imensa entregar uma obra como essa. Só com a educação a gente transforma a sociedade. E, apenas nos últimos dias, assinamos a criação de novas escolas profissionalizantes em tempo integral. Tudo isso depois de o Brasil e o estado atravessarem a maior crise de sua história. Enfrentamos essa situação com grande determinação e começamos a colher os frutos – disse o governador Luiz Fernando Pezão.

Em uma área de 987,44 m², a unidade de Mangaratiba conta com oito laboratórios (Montagem e Manutenção de Computador, Informática, Camareira, Garçom, Barman, Carpintaria de Pequenas Embarcações, Laminador de Embarcações e Mecânico de Motores), duas salas de aula e uma sala de estudo.

Avanços

O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, Gabriell Neves, destacou o avanço conseguido pelo Governo do Rio de Janeiro em concretizar obras após o acordo de recuperação fiscal.

– Inaugurar esta unidade é mais uma demonstração de superação que o Governo do Estado fez ao longo do último ano com o Regime de Recuperação Fiscal. Foi através desse trabalho que a Faetec alcança estabilidade e consegue pagar tudo aquilo que estava deficitário – disse o secretário.

As qualificações serão voltadas aos setores de Hospitalidade, Turismo e Lazer e Serviços Náuticos. As formações variam de 10 a 20 semanas. Esta semana, mais de 200 pessoas já iniciaram os cursos de Informática, Inglês Básico, e Montador e Reparador de Computadores.

– A unidade foi pensada para atender à demanda da região – disse o presidente da Faetec, Miguel Badenes.

Currículo reforçado

A partir de 2019, a unidade oferecerá os cursos de Auxiliar de Cozinha, Cozinheiro Industrial, Garçom, Bartender, Camareira em Meios de Hospedagem, Recepcionista em Meios de Hospedagem, Laminador de Embarcações, Mecânico de Motores Marítimos – Gasolina, Mecânico de Motores Marítimos – Diesel, Carpintaria de Pequenas Embarcações, Montador e Reparador de Computadores, Instalador e Reparador de Redes de Computadores.

– Eu já conheço a história da Fundação e o quanto ela é conceituada. Para nós, da cidade, é um privilégio ter uma unidade com esta estrutura, tão perto de casa, e com a facilidade de não precisar pagar para estudar. Muita gente desejava ter essa chance de se profissionalizar e melhorar o currículo, mas não tinha condição financeira. Esta unidade vai ajudar não só a mim como aos meus irmãos mais novos – comemorou Larissa Carvalho, de 21 anos, a mais nova estudante da unidade no curso de Inglês.

A unidade da Faetec fica na Praia do Saco.

Imprimir