Logotipo IOERJPágina Principal
quarta, 12 de agosto de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Sala de transplantes de medula do Hupe recebe investimentos
em 30/10/2018 11:16:19 (243 leituras)


A Loterj, em parceria com o RioSolidario, vai investir R$ 632 mil para equipar o setor de hematologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), que é vinculado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A portaria que descentraliza os recursos foi assinada no último dia 23, em um evento no anfiteatro da unidade. Além de melhorias estruturais na sala onde são realizados os transplantes de medula óssea, serão instalados filtros de ar hepa em seis leitos. O equipamento é muito importante no processo pré, durante e pós transplante porque possui uma tecnologia de alta eficiência na separação de partículas de ar, diminuindo consideravelmente as chances do paciente imunossuprimido contrair uma infecção. 

Atualmente, o Pedro Ernesto é o único hospital da rede estadual que realiza o transplante de medula óssea em adultos e crianças. Com a adequação do setor de hematologia, o Hupe vai triplicar o número mensal de transplantes autólogos, em que o paciente recebe sua própria medula óssea como parte do tratamento.

– É um honra muito grande participar desse momento e ver que a Uerj, apesar do ano difícil que tivemos, está se reerguendo e o Hospital Pedro Ernesto está abrindo cada vez mais leitos. Eu acredito muito que nós só vamos mudar o país através da educação e de uma saúde de qualidade e aqui temos esses dois elementos lado a lado. A Uerj e o Hupe são casas de excelência, onde bate o coração do Rio – disse o governador Luiz Fernando Pezão.

Capacidade

A primeira-dama e presidente de honra do RioSolidario, Maria Lúcia Cautiero Horta Jardim, foi a responsável por ouvir a demanda da equipe do Hupe e ajudar a buscar recursos para que o hospital aumentasse a sua capacidade de atendimento.

– Fiquei muito sensibilizada com a necessidade do hospital e sei que essa reforma fará muita diferença na vida das pessoas que mais precisam. No RioSolidario, nós sempre repetimos o lema “como faz para dar certo?” e assim conseguimos superar muitos obstáculos. Isso me deixa muito realizada – afirmou a primeira-dama, que foi homenageada com uma comenda.

Fortalecimento

O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, Gabriell Neves, destacou a importância de buscar alternativas em momentos de crise.

– O Hupe é de grande importância no atendimento de saúde do estado e na formação de profissionais – afirmou. 

Para o secretário de Saúde, Sérgio Gama, o investimento na área de transplantes é muito importante para fortalecer esse tipo de atendimento.

– O transplante é um dos procedimentos mais complexos na medicina e o Hupe conta com uma equipe de profissionais de alto nível – disse.

O presidente da Loterj, Sérgio Ricardo de Almeida, ressaltou a importância de investir na área de saúde para adequar os hospitais aos novos protocolos.

– Essa parceria com o Hospital Pedro Ernesto e o RioSolidario faz parte desse importante papel social que a Loterj vem cumprindo nos últimos anos – explicou.

O diretor-geral do Hupe, Edmar Santos, comemorou a liberação dos recursos.

– Esse processo todo durou cerca de um mês. Essa parceria foi muito importante – destacou o diretor.

Imprimir