Logotipo IOERJPágina Principal
quarta, 23 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : FIA forma nova turma para o mercado de trabalho
em 21/06/2018 09:50:34 (537 leituras)


 

Os 326 jovens que participaram da primeira turma de 2018 do Programa de Trabalho Protegido para Adolescentes (PTPA), da Fundação da Infância e Adolescência (FIA), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, receberam seus diplomas. Ao todo, seis polos da FIA (Cidade de Deus, Nova Iguaçu, Ipanema, Maracanã, Padre Miguel e Santa Cruz) estiveram no evento.

Após esta etapa, os adolescentes são encaminhados para estágios em empresas parceiras, privadas e governamentais onde ficarão até completarem a maioridade (18 anos). O auditório da Sala Cecília Meireles reuniu os familiares, amigos, professores e representantes de órgãos ligados ao Governo do Estado que foram prestigiar os formandos. A cerimônia de certificação do Programa de Trabalho Protegido na Adolescência contou com homenagens, danças e peças teatrais.

– Atualmente, temos 40 adolescentes que atuam na secretaria. Vamos abrir mais 20 vagas até o final do ano. Acredito neste programa porque ele transforma a vida não só dos adolescentes como de toda a família. Nosso objetivo é dar ao jovem a experiência do primeiro emprego, para que ele possa posteriormente estar capacitado a atuar no mercado de trabalho – disse o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, Gabriell Neves.

A presidente da FIA, Neuza Maria Ferreira Jordão, ressaltou a importância da instituição que há mais de meio século oferece oportunidades aos adolescentes.

– A partir das articulações e parcerias promovidas pela FIA com instituições públicas e privadas podemos dar oportunidades aos nossos alunos. Hoje é um momento de festa, alegria e muitas vibrações positivas para todos. Agradeço aos pais que acreditaram na nossa instituição e confiaram os seus filhos a nós, educadores. É mais uma etapa cumprida na nossa missão – afirmou Neuza.

Estágio

O jovem Lucas Dias da Silva, de 16 anos, é um dos alunos que concluiu o curso de três meses da FIA. Há duas semanas, ele estagia no Tribunal de Contas do Estado. Ele ainda aguarda ser chamado para vaga de estágio na Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social.

– Esses dias já mudaram a minha vida. Estou analisando tudo com mais calma e responsabilidade. É a primeira porta aberta para a minha inserção no mercado. Vou aproveitar o máximo que puder. Além disso, confesso que estou ansioso para receber meu primeiro salário – disse o jovem.

A mãe de Lucas, Clarisse Ingrid Benjamin, ressaltou a importância do programa.

– Lucas adquiriu respeito ao próximo, maturidade e responsabilidade – explicou Clarisse.

Para fazer a inscrição

Para fazer inscrição no curso, o adolescente deve ter,  no máximo, 15 anos e seis meses de idade, e basta entrar em contato com a FIA. O objetivo do programa é oferecer aos jovens, de ambos os sexos, a oportunidade de inserção qualificada no mercado de trabalho. Durante três meses, os alunos têm aulas de segunda a sexta-feira, em diferentes turnos. Além de reforço escolar, com instruções de português, matemática, noções de administração, ética e cidadania e informática, os jovens recebem atividades culturais, palestras sobre empreendedorismo e educação financeira.

Leia a notícia no Diário Oficial

Imprimir