Logotipo IOERJPágina Principal
domingo, 27 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Detran realiza mais de 40 ações para salvar vidas
em 06/06/2018 09:30:15 (359 leituras)




Há dois anos, o Detran vem intensificando cada vez mais a sua participação no Maio Amarelo. Em 2017, integrou 30 manifestações que chamaram a atenção da população para o problema da perda de vidas no trânsito e agora em 2018 foram mais de 40 ações. O Maio Amarelo é um movimento que reúne a sociedade civil e os governos com o objetivo de chamar a atenção da população para a necessidade de preservar as vidas no trânsito.

O tema é literalmente vital, já que em 2017 2.121 pessoas morreram por acidentes de trânsito no Estado do Rio. Comprovando que as ações de conscientização são relevantes, de 2016 para 2017, o número de acidentes caiu em 22,2%. Ainda assim, revela que ocorreram 1.711 acidentes por mês no estado.

Alertas

Uma das ações do Detran que mais chamaram a atenção foi a campanha nas redes sociais. Postagens alertando para os perigos ao volante, os números de acidentes e mortes e com depoimentos de parentes de pessoas que perderam a vida no trânsito mostraram como o risco é iminente e a morte, irreversível.

Outras iniciativas que chamaram bastante atenção foram os cursos de formação e atualização para mototaxistas e motofretistas. Mais de 600 profissionais passaram pelas aulas promovidas pela Escola Pública de Trânsito do Detran durante o mês de maio, recebendo informações sobre direção defensiva. Eles também tiveram aulas específicas sobre frenagem e o melhor uso do freio, já que esse é o momento mais crucial para a vida de mototaxistas e motofretistas.

Em conjunto com instituições como a Comissão de Segurança no Ciclismo e a ONG Caminha Rio, o Detran participou do Pedal da Paz e da Caminhada da Paz.

O Detran ainda montou blitzes educativas em escolas e nos locais onde residem as pessoas mais multadas do Estado do Rio, com base em levantamento realizado no seu banco de dados.

A ação foi realizada em parceria com a Operação Lei Seca e contou com uma estrutura de balões infláveis e tendas similares às usadas nas ações para coibir a combinação de álcool e direção. Cerca de quatro mil motoristas foram abordados e receberam orientações.

Técnicos da Coordenadoria de Educação do Detran estiveram em escolas de Ensino Médio. Os educadores realizaram, ainda, palestras em empresas, inclusive de transporte urbano, com o tema Trânsito Seguro.

Outra ação realizada foi iluminar de amarelo os prédios do Detran e do Palácio Guanabara.

Leia a notícia no Diário Oficial

Imprimir