Logotipo IOERJPágina Principal
terça, 29 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Cartaz do Diário Oficial traz informações sobre o Seguro DPVAT
em 07/04/2011 10:30:00 (3523 leituras)


Detran RJO cartaz de hoje do Diário Oficial traz ao conhecimento da população informações sobre o seguro DPVAT. O seguro é recolhido junto com o IPVA, que indeniza toda vítima do trânsito. O DPVAT protege o motorista, o passageiro e o pedestre.

O Seguro DPVAT cobre vidas no trânsito. Como o próprio nome diz, ele indeniza vítimas de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre.

Isso significa que o DPVAT é um seguro que indeniza vítimas de acidentes causados por veículos que têm motor próprio (automotores) e circulam por terra ou por asfalto (via terrestre). Observe que nessa definição não se enquadram trens, barcos, bicicletas e aeronaves. É por isso que acidentes envolvendo esses veículos não são indenizados.

Em caso de acidente, as situações indenizadas são morte ou invalidez permanente e, sob a forma de reembolso, despesas comprovadas com atendimento médico-hospitalar.

O próprio cidadão dá entrada nos pedidos de indenização e/ou de reembolso. O procedimento é simples, gratuito e não exige a contratação de intermediários. Basta juntar a documentação necessária e levar ao ponto de atendimento mais próximo.

Outro dado importante é que o Seguro DPVAT é obrigatório porque foi criado por lei, em 1974. Essa lei (Lei 6.194/74) determina que todos os veículos automotores de via terrestre, sem exceção, paguem o Seguro DPVAT. A obrigatoriedade do pagamento garante às vítimas de acidentes com veículos o recebimento de indenizações, ainda que os responsáveis pelos acidentes não arquem com a sua responsabilidade.

Toda vítima do trânsito tem direito ao seguro DPVAT. E é por isso que pagar o Seguro DPVAT é mais do que uma obrigação, é um exercício de cidadania.

Para mais informações sobre documentação necessária e outras dúvidas acesse o site www.dpvatseguro.com.br ou ligue para o telefone: 0800 020 4042.

A campanha tem apoio da Secretaria da Casa Civil, do Detran e da Imprensa Oficial do Estado.

 

Imprimir