Logotipo IOERJPágina Principal
domingo, 27 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Museu dos Bombeiros terá projeto de revitalização
em 26/02/2018 09:23:27 (441 leituras)




O Centro Histórico e Cultural do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMERJ), que abriga a história da corporação mais antiga do país, será revitalizado. A instituição, depois de dois anos de estudos, fechou projeto de modernização e está em fase de captação de R$ 9 milhões, via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), que contemplará mudanças estruturais, para uma fachada e um cenário mais modernos, atividades interativas, espaço de memória viva com videodepoimentos de bombeiros e de vítimas resgatadas, cafeteria, lojinha temática, entre outras melhorias.

– Nossa expectativa é que a média de visitação passe de duas mil pessoas mensais para dez mil visitantes por mês. Já estamos conversando com algumas empresas interessadas em patrocinar o projeto de modernização – disse o tenente-coronel Flavio Piovesan, diretor do Centro Histórico.

Atualmente, o acervo é composto por objetos que revelam o percurso histórico, artístico e tecnológico, contextualizando as várias fases do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.

A corporação do Rio foi criada em 1856. Os 161 anos de salvamentos e atos de heroísmo são lembrados no espaço, que destaca a evolução do trabalho dos militares, desde os carros de tração animal, passando pelas viaturas de socorro do século 19, e até o primeiro hidrante da cidade. O visitante também pode conferir um vídeo que mostra o trabalho nas ruas.

Serviço

Local: Centro Histórico e Cultural do CBMERJ

Praça da República, 45

C
entro do Rio

Horário: Aberto para visitação de terça a sábado, das 9h às 17h

Preço: Entrada gratuita

Leia a notícia no Diário Oficial

Imprimir