Logotipo IOERJPágina Principal
sábado, 26 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Operação Segurança Presente realiza capacitação
em 05/02/2018 09:22:45 (500 leituras)


 

Policiais militares e agentes civis das operações Segurança Presente participaram do curso de Uso Moderado da Força em um auditório da Paróquia São José, na Lagoa, Zona Sul do Rio. A capacitação, que durou três dias, atendeu a cerca de 100 profissionais que atuam nas operações da Lagoa Rodrigo de Freitas, Aterro do Flamengo, Méier e Centro.

– Nosso objetivo é evitar o uso despropositado da força em nossas abordagens – explicou a subcoordenadora da Operação Lagoa Presente, tenente Adriana da Silva Góes Vista.

O curso de atualização contou com a apresentação de casos exitosos veiculados pela mídia, além de simulações para exemplificar situações vivenciadas no dia a dia dos policiais e agentes.

– O foco de nossas operações é a abordagem cidadã. Este tema é muito delicado, já que abordar alguém não é confortável, pois é algo que muda a rotina do cidadão. Logo, a abordagem tem que ser cuidadosa – disse a oficial.

As operações Segurança Presente no Centro, Aterro do Flamengo, Méier, Lagoa Rodrigo de Freitas e Lapa contam com a participação de policiais militares da ativa (que atuam na folga), da reserva e egressos das Forças Armadas. Cerca de 800 agentes realizam, diariamente, o policiamento das cinco áreas beneficiadas pela operação.

Em todas as áreas, o patrulhamento é feito a pé, de bicicleta e de moto, sempre em trios, formados por policiais militares e agentes civis, que filmam todas as abordagens para garantir transparência e dar legitimidade às operações. As equipes também são monitoradas por GPS. As ações contam ainda com o apoio da Guarda Municipal, da Secretaria de Ordem Pública, entre outros.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir