Logotipo IOERJPágina Principal
domingo, 27 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Feira Rio+Design promove a indústria criativa fluminense
em 29/09/2017 09:37:18 (374 leituras)


 

Traduzindo a força e a importância do setor criativo, um segmento que representa 3,7% do PIB estadual, a Rio+Design abriu nesta quinta-feira (28/9) sua 10ª edição, no Armazém 3, no Centro do Rio. A mostra é uma realização da Secretaria da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico em parceria com a Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e com o Sebrae. A novidade deste ano é a possibilidade de compra de peças diretamente dos produtores, na própria feira. A exposição acontece até o próximo domingo (1°/10), das 14h às 22h.

– O Design é da maior importância para a geração de renda e emprego. Por isso, essa feira, Rio+Design, tem que ser intensamente prestigiada e reconhecida pelo Estado – disse o vice-governador Francisco Dornelles, que participou da abertura do evento.

Segundo dados da Firjan, em seu Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil – 2016, a indústria criativa do Rio gerou R$ 24 bilhões em 2015, correspondendo a 15,5% do PIB criativo Brasileiro. O setor é responsável por 99 mil empregos formais, sendo 37 mil somente de profissionais de consumo (áreas de Publicidade, Arquitetura, Design e Moda) e pela maior remuneração do segmento em todo o país. A média salarial dos profissionais que atuam no ramo de consumo é de R$ 7.183.

– O Estado do Rio de Janeiro tem os maiores salários em termos de designers do Brasil – ressaltou a subsecretária de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio.

Empreendimentos

Segundo o mapeamento, o Estado do Rio possui 25 mil empreendimentos produzindo bens e serviços criativos. São 5,5% de todas as empresas do estado tendo a criatividade como seu principal insumo de produção, um percentual superior ao total nacional, que é de 3,7%.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir