Logotipo IOERJPágina Principal
quarta, 23 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Hemorio inova com criação de pós-graduação em Hemoterapia
em 21/09/2017 09:37:54 (319 leituras)


 

Um dos poucos hospitais do estado a ser credenciado pelo MEC sem ter ligação com universidades, o Hemorio iniciou as aulas das suas recém-criadas pós-graduações, sendo 25 vagas para cada turma: uma de Hemoterapia e outra de Hemoterapia Multidisciplinar, que já começaram e são gratuitas. O D.O Notícias entrevistou o diretor-geral do hemocentro, Luiz Amorim, que explicou os objetivos das especializações.

D.O Notícias – Qual é a diferença entre os dois cursos?

Luiz Amorim – A qualificação de Hemoterapia é direcionada aos médicos. Nela, serão abordados tratamentos clínicos, condutas, remédios etc. Já o curso de Multidisciplinar é voltado para enfermeiros, biólogos, farmacêuticos e biomédicos. Ou seja, outros profissionais de Saúde que precisam ter essa formação para atender da melhor forma os médicos da área.

D.O Notícias – Há uma demanda para esse tipo de especialização?

Amorim – Hoje, há poucos profissionais com tal qualificação, e todo hospital precisa ter esse especialista.

D.O Notícias – É importante que as unidades de Saúde tenham esse tipo de profissional, mesmo não sendo especializado em doenças do sangue?

Amorim – Sim, porque ele vai saber o que fazer em caso de grandes sangramentos e avaliar a necessidade de transfusão e quais as condutas adequadas no caso das mais variadas hemopatias. Também é importante para coordenar e orientar os técnicos de laboratório dessas unidades.

D.O Notícias – Qual é a duração dos cursos?

Amorim – Com duração de 360 horas, cada turma conta com aulas práticas e teóricas realizadas no próprio Hemorio em um fim de semana por mês. As aulas teóricas se estenderão por três meses. As aulas práticas terão a duração de seis meses.

D.O Notícias – Quem é responsável pela criação e pelas aulas das especializações?

Amorim – Os cursos foram desenvolvidos e são ministrados por profissionais do Hemorio, em grande parte. Ministro algumas disciplinas, mas há professores convidados de instituições como a Fiocruz e diversas universidades.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir