Logotipo IOERJPágina Principal
sábado, 26 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Campanha estimula doação para os bancos de leite
em 04/09/2017 10:05:46 (429 leituras)


 

O Governo do Rio realiza campanha para aumentar os estoques dos bancos de leite. A Baixada Fluminense conta com as duas unidades administradas pelo Estado: no  Hospital da Mulher Heloneida Studart (HMulher), em São João de Meriti, e no Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias. As doações beneficiam muitos bebês, especialmente aqueles internados em UTIs neonatais, que se recuperam mais rapidamente.

– Existem mulheres que pensam que se doar o leite, faltará para o seu bebê. Isso é um mito. Ela vai doar o que está sobrando. Primeiro, seu bebê mama; depois, ela faz a ordenha para a doação. E quanto mais a mama é esvaziada, maior é a possibilidade de produção, porque o organismo será estimulado a produzir mais – disse Philippe Godefroy, responsável pelo Banco de Leite do Hospital da Mulher.

Outra ideia que atrapalha o processo é que muitas mulheres imaginam que é preciso ir aos postos de coleta a cada doação. A lactante só deve comparecer ao banco na primeira vez, para se cadastrar, fazer exames e pegar os frascos para acondicionar o leite.

– Ela vai coletar o leite em casa, quantas vezes por dia quiser, e vai congelá-lo. A cada dez dias, em um horário agendado, uma equipe coletará os frascos e novas embalagens serão entregues à doadora – afirmou o médico.

Cada bebê em UTI neonatal, o principal favorecido pelo banco, consome entre 10 ml e 30 ml por vez. Ou seja, a cada 100 ml doados até dez crianças podem ser ajudadas. Além de oferecer todos os nutrientes que o recém-nascido precisa, o leite materno reduz em até 20% a mortalidade nos primeiros meses de vida.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir