Logotipo IOERJPágina Principal
quinta, 1 de outubro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Centro de Comando e Controle completa 4 anos
em 31/05/2017 09:20:49 (380 leituras)


 

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) completa quatro anos nesta quarta-feira (31/5). O local tornou-se uma referência pelo atendimento a milhões de ligações de emergência, possibilidade de acesso a mais de 4 mil câmeras e a integração de forças de segurança e defesa social, envolvendo nove agências. A estrutura, que está a serviço da população fluminense diariamente, concentra os principais serviços de emergência: 190, 192 (Samu) e 193 (Bombeiros), além da Central de Regulação de Leitos. A data é marcada com lançamento de selo e exposição de uma linha do tempo, desde a concepção do prédio.

A estrutura do Centro de Comando e Controle conta com representantes de órgãos municipais, estaduais e federais. Estão presentes: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Defesa Civil Estadual, Centro de Operações Rio (COR) e Agência Reguladora de Transportes (Agetransp).

– O CICC simboliza a integração e o compromisso do Estado com a população do Rio, um legado inquestionável – destacou o secretário de Segurança, Roberto Sá.

Os resultados se refletem diariamente. A equipe da Central 190, por exemplo, já atendeu aproximadamente 30 milhões de ligações somente no período em que está no CICC. Cerca de 20 mil ligações migram para a central todos os dias, que dispõe inclusive de atendentes bilíngues, em inglês e espanhol. O tempo de despacho de viaturas para ocorrências policiais também foi reduzido. Em 2013, o tempo médio era de 15 minutos. Hoje, leva cerca de quatro minutos.

– A experiência adquirida pela integração nestes quatros anos faz com que possamos oferecer um serviço realmente diferenciado à população. Buscamos sempre nos aprimorar na qualidade do atendimento e disponibilizar todos os recursos para solução dos desafios – disse o subsecretário de Comando e Controle, Rodrigo Alves.

CICC conta com 1,2 mil profissionais e opera 24 horas

No Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), um videowall – um telão de 14 metros de comprimento por cinco metros de altura, com 98 monitores LED – exibe mapas e as principais imagens da cidade, servindo de referência para as decisões dos profissionais, que operam 24 horas por dia, sem a interrupção dos seus serviços. Cerca de 1.200 pessoas circulam diariamente pelo local, que no início deste ano passou a sediar ainda o Grupo Integrado de Operações de Segurança Pública (GIOSP), com representantes da Inteligência das forças de segurança.

O CICC também dispõe de moderna infraestrutura para atender grandes eventos com uma área exclusiva para o gerenciamento de crise no terceiro andar, onde as autoridades se reúnem para tomada de decisões, tanto referentes a grandes eventos, como o socorro em casos de tragédias naturais, a exemplo das enchentes na Região Serrana ou em caso de controle de distúrbios civis.

Parcerias com órgãos estratégicos – como a Agetransp, que fiscaliza e monitora câmeras do transporte público; o MetrôRio, que monitora as linhas 1, 2 e 4; a SuperVia; e as barcas – permitem um acompanhamento permanente da rotina da cidade do Rio de Janeiro.

Parceiros como a Rodoviária Novo Rio e a Ponte Rio-Niterói ajudam a ampliar o alcance do monitoramento do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir