Logotipo IOERJPágina Principal
terça, 29 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Subsecretaria de RI realiza conferência acadêmica
em 30/05/2017 12:53:01 (416 leituras)


 


Bete Nogueira

A Subsecretaria de Relações Internacionais (RI) realizou a segunda Conferência Acadêmica, de uma série de dez, que marcam a primeira década da instituição, na sexta-feira ( 26/5), no Palácio Guanabara. O encontro foi voltado para a comunidade acadêmica de RI e contou com a participação de  pesquisadores da área, que discutiram temas como paradiplomacia e pluralidade de atores na política externa brasileira.

A mesa foi presidida por Luiz Carlos Carvalho, chefe da Subsecretaria de RI. Entre os participantes estão o embaixador Eduardo Prisco; o chefe do escritório de representação do Ministério das Relações Exteriores no Rio de Janeiro (ERERIO); Letícia Pinheiro, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ); e Mónica Salomón, da Universidade Federal de Santa Catarina, dentre outros importantes nomes da área.

Avanços

Segundo Luiz Carlos Carvalho, nestes dez anos houve muitas conquistas no Rio de Janeiro graças aos esforços do setor, o que refletiu na imagem do Estado.

– Ganhamos uma exposição internacional inédita. Tivemos o Pan Americano, Jogos Mundiais Militares, Rio+20, Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas e  buscamos aproveitar de maneira concreta essas oportunidades. Apoiamos a atração de investimentos da ordem de US$ 4 bilhões e a criação de 8,5 mil empregos, além de captarmos US$ 4,6 bilhões em financiamentos para projetos do Estado, dentre outras contribuições efetivas – disse Carvalho. 

O Rio foi o primeiro a ter um órgão dedicado às Relações Internacionais, surgido em 1983 – a origem da subsecretaria que existe hoje.

Leia a notícia no Diário Oficial

Imprimir