Logotipo IOERJPágina Principal
sexta, 18 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : HEGV reforça modelo multidisciplinar
em 25/05/2017 09:21:49 (598 leituras)


 

Há um ano, o Hospital Estadual Getúlio Vargas  (HEGV) adota os rounds –  conceito que define o envolvimento multidisciplinar para discussões constantes sobre os pacientes internados –, e os resultados começam a aparecer.

O diferencial está no envolvimento multidisciplinar: na maioria dos hospitais, somente médicos participam destes encontros. Já no HEGV, todos os profissionais estão presentes. Diariamente, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos e residentes se reúnem para discutir, caso a caso, o tratamento de todos os pacientes que são acompanhados no hospital.

Nos rounds são abordados os casos clínicos e também as condutas adotadas. Segundo o coordenador da Clínica Médica, Herbert Gonçalves Kretti, a participação da equipe multidisciplinar é importante para que o médico possa não só avaliar o tratamento de cada paciente, como também somar a isso o conhecimento especializado de outras áreas.

– Esses profissionais, com o conhecimento especializado de suas áreas, somado a avaliação médica, trazem grandes benefícios. O paciente se sente acolhido, o que resulta em um tratamento com menos tempo de internação – explicou o coordenador.

Um dos resultados já observados é a eficiência nas altas, o que gera maior rotatividade de leitos. Com isso, o paciente que estava na Emergência, por exemplo, pode ir para a Clínica Médica em um menor espaço de tempo.

Para o coordenador da Emergência, Clavio Luiz Ribeiro Filho, que trabalha no HEGV há 30 anos, essa interlocução entre as especialidades é fundamental.

– Com a agilidade na rotatividade dos leitos de Clínica Médica, garantimos mais qualidade no atendimento, uma vez que o paciente passa menos tempo à espera de um leito e pode ser logo transferido – ressaltou o médico.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir