Logotipo IOERJPágina Principal
terça, 29 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Batalhão de Niterói inaugura moderna sala de operações
em 22/05/2017 09:57:18 (420 leituras)


 

Os moradores de Niterói ganharam um reforço na segurança, com a criação da sala de operações e gerenciamento de crise do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM). A percepção é do próprio comandante do BPM, coronel Márcio Rocha. Nas ruas, estão instaladas 300 câmeras e a maioria é monitorada, 24 horas por dia, na sala recém-criada.

 – A população tem se mostrado favorável ao monitoramento nas redes sociais. Estamos atentos às câmeras, e a resposta é rápida quando há um flagrante ou uma suspeita. Uma semana após a inauguração já efetuamos sete prisões, pois com esse sistema de trabalho, conseguimos fechar o cerco rapidamente – contou o coronel.

O monitoramento já era feito, há três anos, pela Associação ViverBem, uma ONG que atua como canal de informação digital para os moradores. Com a parceira da ONG, a central de monitoramento funciona no próprio batalhão. As ruas receberam as câmeras seguindo alguns critérios estratégicos: as de maior movimentação de pedestres ou de veículos, e locais de grande concentração de estabelecimentos bancários, comerciais e outros.

Integração

Uma parte importante desse trabalho é a voz dos niteroienses. Além do Facebook, o batalhão se comunica com moradores de bairros e regiões em mais de 40 grupos de WhatsApp. Este é o termômetro para mudar alguma câmera de lugar ou outros ajustes, além dos alertas que são recebidos sobre determinada ação que pode ser conferida pelas imagens das câmeras e pelo policiamento.

 – Essa integração aumenta a confiança da população e essa troca de informações é fundamental para aprimorarmos o patrulhamento – explicou o comandante.

 Outros parceiros são Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (que atua na Ponte Rio-Niterói e na BR-101), Bombeiros, Prefeitura e entidades públicas e privadas de interesse da Segurança.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir