Logotipo IOERJPágina Principal
sexta, 18 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Artesãos de Teresópolis recebem carteira do trabalhador manual
em 16/05/2017 09:22:28 (418 leituras)


 

Mais 87 artesãos de Teresópolis, na Região Serrana, receberam a Carteira Nacional do Artesão/Trabalhador Manual. O documento é uma identidade profissional que permite a participação em feiras nacionais e internacionais, oficinas e cursos. O município de Nova Friburgo vai receber a ação amanhã.

A Secretaria de Turismo é, desde julho de 2016, responsável pelo gerenciamento do Programa de Artesanato Estadual, que já percorreu 28 municípios. Secretário da pasta, Nilo Sergio Felix reitera a importância do artesanato para a atividade turística.

– A maioria dos viajantes leva uma lembrança do lugar que visitou. Isso mostra claramente a interligação entre o artesanato e o turismo. As peças compradas refletem a arte e a cultura do local visitado. Além disso, a venda das peças permite que os artesãos movimentem a economia local, gerando emprego e renda não só para a família desse profissional, como também para toda a cidade – disse o secretário.

O documento é uma identificação do Governo Federal, emitido após o registro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab).

Subsecretária-adjunta de Turismo e coordenadora do Programa de Artesanato do Estado, Nea Mariozz explica que já foram cadastrados artífices de 28 municípios e as idas a essas localidades têm sido intensificadas.

– Até o final deste mês iremos a, pelo menos, quinze cidades para cadastrar ou entregar carteiras. Nosso objetivo é dar, definitivamente, um documento que regulamente a atividade do artesão, um profissional de extrema importância para desenvolver a economia e preservar o patrimônio das cidades turísticas – afirmou Nea Mariozz.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir