Logotipo IOERJPágina Principal
quinta, 1 de outubro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Médio Paraíba ganha unidades de conservação
em 08/05/2017 09:22:40 (478 leituras)


 

Após a ampliação do Parque Estadual da Serra da Concórdia e da criação do Refúgio de Vida Silvestre Estadual do Médio Paraíba, a Secretaria do Ambiente criou duas novas unidades de conservação na região: os Monumentos Naturais da Serra da Beleza e da Serra dos Mascates, que abrangem parte dos municípios de Barra do Piraí, Barra Mansa e Valença, e juntos somam mais de seis mil hectares de área protegida. A medida é parte de um plano de ação que visa à proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade existentes no Médio Paraíba.

Os principais objetivos dos Monumentos Naturais da Serra da Beleza e dos Mascates são assegurar a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica e garantir a manutenção e proteção da beleza destas Serras, oferecer oportunidades de visitação, interpretação e educação ambiental, pesquisa científica, assim como contribuir para o desenvolvimento do turismo e de atividades econômicas de bases sustentáveis.

A Serra da Beleza, como é popularmente conhecida, abrange os municípios de Valença, Barra do Piraí e Barra Mansa. Na Serra e entorno, são encontradas diversas oportunidades turísticas, devido à proximidade com regiões onde o turismo já é consolidado, como Conservatória e Santa Isabel do Rio Preto. Entre as belezas naturais estão o Mirante da Serra da Beleza, Quilombo São José, Túnel do Capoeirão e Ponte dos Arcos.

Atrações

Na Serra dos Mascates, localizada no perímetro urbano da cidade de Valença, são encontrados remanescentes de Mata Atlântica. A Serra abrange um dos pontos mais altos da cidade, com mais de mil metros de altitude, sendo procurada pelos visitantes para caminhadas. Entre as atividades, destaca-se a prática de voo livre.

– Com a criação dos Monumentos Naturais, uma nova fase se inicia com muitos desafios em prol da proteção da biodiversidade do Médio Paraíba – ressaltou o superintendente de Biodiversidade e Florestas, Fernando Matias.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir