Logotipo IOERJPágina Principal
terça, 29 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Ônibus Lilás percorre cidades fluminenses até o mês de abril
em 29/03/2017 09:16:00 (408 leituras)


 

Debater os direitos femininos e combater a violência doméstica. Estes são os objetivos do projeto Ônibus Lilás. A Unidade Móvel de Atendimento à Mulher percorre, até o dia 25 de abril, bairros da capital fluminense e visita comunidades quilombolas no município de Cabo Frio, na Região dos Lagos. Com uma equipe multidisciplinar, o Ônibus Lilás oferece gratuitamente assistências social, jurídica e psicológica, além de distribuir materiais de orientação sobre toda a rede de serviços de defesa e proteção às mulheres.

– Essa campanha é de fundamental importância para chamar a atenção da sociedade para os direitos da mulher. O Ônibus Lilás leva serviços e informações para mulheres que estão mais afastadas dos centros, além de ajudar todas aquelas que, muitas vezes, são vítimas de violência, mas não sabem a quem recorrer – explicou o secretário de Promoção e Apoio à Mulher e ao Idoso, Átila Nunes.

Na segunda-feira (27/3), a unidade móvel estacionou na praça principal de Coelho Neto, na Zona Norte do Rio. No local, foi realizada uma palestra sobre violência doméstica, promovida pela Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, e foram oferecidos, em parceria com Escola de Beleza da Faetec, serviços de manicure, massagem e corte de cabelo.

A próxima parada do Ônibus Lilás será no dia 31 de março, em Cabo Frio, em frente ao Posto de Atendimento Médico (PAM) de Unamar. Na semana seguinte, em 8 de abril, a unidade visitará os quilombos Maria Joaquina, Botafogo, Preto Fogo e Maria Romana.

– A agressão contra mulheres não acontece apenas nas grandes cidades. As mulheres dos quilombos estão inseridas em uma sociedade onde este tipo de violência acontece. Apenas com conhecimento os quilombolas poderão enfrentar a violência doméstica – disse a superintendente de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Rosemary Caetano.

Em 18 de abril, o Ônibus Lilás chega ao bairro da Penha, na Zona Norte do Rio, onde ficará estacionado na Praça Santa Emiliana. No dia 25, a unidade móvel estará na Praça Nossa Senhora da Apresentação, em Irajá, na Zona Norte do Rio.

SERVIÇO

Sexta-feira – Cabo Frio (Tamoios), em frente ao Posto de Atendimento Médico (PAM) de Unamar

8/4 – Cabo Frio - Quilombos Maria Joaquina, Botafogo, Preto Fogo e Maria Romana

18/4 – Penha - Praça Santa Emiliana

25/4 – Irajá - Praça Nossa Senhora da Apresentação

Horários: das 10h às 17h

Creches serão instaladas nas proximidades de estações de trem

O secretário da Casa Civil, Christino Áureo, e o prefeito de Nilópolis, Farid Abrão David, definiram, em reunião realizada na segunda-feira (27/3), a construção de uma creche nas proximidades da estação da SuperVia do município. A prefeitura vai ceder o terreno e será responsável pelo custeio.

A iniciativa é parte do Via Lilás, programa de gênero voltado para mulheres, atrelado a um financiamento específico do Banco Mundial (Bird) à mobilidade urbana. O projeto prevê a instalação de creches e casas de apoio na Região Metropolitana do Rio, além de 93 totens interativos em 14 estações de trens, dos quais 11 já estão instalados.

O prefeito de Nilópolis explicou que a creche estará localizada na Estrada General Mena Barreto, a principal via do município, a 200 metros da estação de trem, com capacidade para 40 crianças.

– O objetivo é atender às mães carentes que precisam trabalhar e não têm como quem deixar os filhos – explicou o prefeito.

A creche de Nilópolis é a primeira de três creches que serão instaladas ao longo da SuperVia.

A iniciativa está sendo viabilizada pelo governo estadual em parceria com o Bird e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS).

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir