Logotipo IOERJPágina Principal
quarta, 30 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Detro inaugura novo Centro de Processamento de Dados
em 22/03/2017 10:08:42 (446 leituras)




O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), vinculado à Secretaria de Transportes, inaugurou o Centro de Processamento de Dados (CPD) para dar suporte às ações da autarquia. A meta é ampliar a eficiência dos serviços prestados à população do Estado do Rio de Janeiro.

Com a reestruturação do setor de tecnologia, foi possível implantar o novo Centro de Tecnologia e Monitoramento (CTM). O sistema permite o controle, em tempo real, da frota que opera o transporte rodoviário intermunicipal, composta por cerca de 13 mil ônibus e 554 vans. Assim, será possível fiscalizar o cumprimento de indicadores, como velocidade e itinerário, entre outros, oferecendo mais segurança aos passageiros e qualidade nos serviços prestados.

O site do Detro também foi remodelado, adotando um layout mais moderno e funcional. Além disso, ganhou uma versão que facilita o acesso pelo celular. Uma novidade é o boleto online, que permite ao proprietário de veículos apreendidos pelo Detro emitir o documento para pagamento de multas, taxas de reboque e diárias de depósito. Por meio da ferramenta, será facilitada a retirada do veículo dos pátios duas horas após a quitação, agilizando o processo de liberação e oferecendo mais comodidade aos cidadãos.

Para o cidadão

No site, também ficou mais fácil para o usuário encontrar informações sobre os leilões de veículos, legislação, linhas de ônibus e vans intermunicipais, empresas autorizadas a realizar transporte de fretamento intermunicipal, entre outros.

Durante a inauguração do CTM, também foram apresentados os novos Centro de Digitalização e Microfilmagem (CDM) e Repositório Arquivístico Digital Confiável . Estes são os primeiros passos para que o Detro se capacite como o primeiro órgão do Estado totalmente digital. Quando o sistema estiver em pleno funcionamento, ainda este ano, os processos serão todos digitais.

Além disso, todo o acervo que hoje está arquivado em papel será digitalizado e microfilmado, em microfilme digital, conforme as normas técnicas do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) e a legislação arquivística. Em breve, o Detro vai promover o Fórum de Debate sobre Temporalidade de Documentos.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir